A obra, de autoria da professora do Ifro Jania Maria de Paula, é resultado de pesquisa de doutoramento.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com capa e contracapa ilustradas pelo artista plástico rondoniense Flávio Dutka, a obra “Nossa terra em outras terras: os descendentes de Eslavos na Zona da Mata Rondoniense” é o resultado da pesquisa de doutoramento da professora do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Ji-Paraná, Jania Maria de Paula. A obra, apesar de ter sido lançada há cinco anos, volotu à cena devido a guerra na Ucrânia.
A pesquisa, segundo a autora, foi desenvolvida no período de 2025 a 2017, quando a tese foi defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas e teve por objetivo compreender como vivem os paranaenses descendentes de ucranianos e poloneses migrados para o estado de Rondônia.
Ela explica que os resultados apresentaram um grupo etnocultural, que embora esteja longe de suas raízes identitárias, sem espaços coletivos para suas manifestações culturais, linguísticas e religiosas, não perdeu sua identidade étnica e mantem, no interior de suas famílias, tanto as suas manifestações culturais quanto um habitus próprio, isto é, a compreensão de mundo a partir das nuances das culturas eslavas (nesta pesquisa, somente ucraniana e polonesa).
.jpg)
Contracapa da obra assinada pelo artista plástico Flávio Dukta
“A pesquisa trabalhou com os descendentes de ucranianos e poloneses dos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste, mas a pesquisadora alerta que estas populações estão espalhadas por quase todos os municípios de Rondônia, contudo, não constituem comunidades próprias”, pontua.
De acordo com Jania Maria de Paula, este grupo étnico participa, significativamente, da construção do espaço geográfico rondoniense, seja na organização dos espaços urbanos e rurais, seja na construção de espaços econômicos e sociais, assim, contribuem para a formação da identidade rondoniense que é constituída por uma grande diversidade de povos e culturas presente no estado.
Flávio Dutka

A capa da obra foi desenvolvida pelo artista plástico Flávio Dutka, também descendentes de ucranianos e também migrado para Rondônia, atualmente morando na capital Porto Velho. O conceito do artista foi a reprodução uma das mais antigas arte ucraniana, as Pêssankas, são ovos pintados à mão que a partir de linhas, cores e figuram, simbolizam a vida, a saúde, a prosperidade.

Neste mês de julho/2025, o artista plástico doou uma de suas obras para fazer parte do acervo da embaixada da Ucrânia. A embaixada recebeu também o livro da professora Jania Maria de Paula.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!