Com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores da indústria, em especial, a população masculina, nesta sexta-feira, 10 de agosto, o SESI Saúde de Cacoal regional Zona da Mata iniciou a campanha “Saúde do Homem”.
Por meio desta ação desenvolvida através de palestras abrangendo temas como: câncer de Próstata, câncer de Pênis e doenças cardiovasculares, a unidade visa sensibilizar o publico masculino, sobre a importância do diagnóstico e da prevenção de doenças.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, isso porque a população masculina não se preocupa em realizar consultas periódicas, ou ainda são adeptos á ideologia de que “não adoecem”, ou “só devem procurar os centros de atendimento em saúde em casos extremamente graves”.
“Ainda é pequeno o número de pacientes do sexo masculino que procuram os serviços de saúde para diagnóstico ou tratamento de doenças, e ainda menor a quantidade de homens que adotam hábitos preventivos para cuidar da saúde”, ressaltou Débora Almeida, da Coordenação da Saúde do SESI.
A líder da Unidade, Rosinei Batista, enfatizou que “é preciso mudar esse comportamento, mostrando para esses trabalhadores a importância de cuidar da saúde, e principalmente mudar esse mito de que o homem não adoece, ou só tem que procurar os serviços de saúde quando está em estágio grave”.
A liderança aproveitou para parabenizar a equipe, destacando que acredita no sucesso desta campanha, e no alcance dos objetivos propostos.