O BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, com sede no município de Candeias do Jamari, Rondônia, realizou na manhã de hoje, 9, em sua sede, solenidade para comemorar os 25 anos de criação. O Batalhão recebeu Moção de Aplausos da Assembléia Legislativa de Rondônia e equipamentos de contenção utilizados nas mais diversas atuações. Na solenidade que foi presidida pelo coronel PM Adilberto Maciel, subcomandante da Polícia Militar foram entregues placas de agradecimento a parceiros do Batalhão.
O Conselho da Comunidade através do Ministério Público e do Poder Judiciário doaram ao Batalhão espingardas, roupas especiais para apanhar abelhas e equipamentos de contenção de animais.
Com a missão de proteger o meio ambiente coibindo desmatamentos, caça e pesca predatória e demais formas de poluição o Batalhão de Polícia Ambiental surgiu há 25 anos como Companhia Florestal com estes objetivos e, também combater o alto índice de queimadas no Estado.
Hoje, tendo como comandante o tenente coronel Vilson de Sales Machado, o Batalhão instalado em Candeias do Jamari tem um efetivo de cerca de 173 policiais militares ambientais distribuídos em grupamentos ambientais nos municípios de Porto Velho, Ji-paraná, Guajará-Mirim, Porto Rolim e Pimenteiras.
Em busca de melhor resultado em suas ações o Batalhão Ambiental trabalha de forma integrada com o Ibama, Sedam, Sema (Porto Velho), Universidade, Faculdades, Idaron, Emater, Ceron, Ongs, Funai, ICMbio, Ministério Público, Poder Judiciário, Escolas Publicas e privadas e outras instituições.
*8