*Modelos de previsão numérica de diversos Institutos de Meteorologia do Brasil e outros paises sul-americanos colocam alto grau de confiabilidade para a ocorrência de tempo severo no Estado de Rondônia nas próximas 84 horas.
*Os modelos de maior confiança detalham a quantidade de chuva esperada para diversos pontos do Estado, principalmente entre a tarde de terça-feira, 26, e a manhã de quinta-feira, 28.
*A região de Vilhena é a mais cotada para a possibilidade de elevados índices de precipitação, podendo ultrapassar 150 milímetros em menos de 24 horas, o que segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial) é classificado como chuva torrencial.
*As tempestades poderão durar horas seguidas, o que certamente gera transtornos à população, com risco de alagamentos e queda de árvores.
*Outras localidades entre Cacoal, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Presidente Médici, Jaru e Ariquemes poderão ser afetadas pelos temporais, principalmente entre o final da tarde e todo o período da noite.
*Nas regiões de Jaru e Ariquemes, a maior confiabilidade de tempo severo está prevista entre quarta-feira à noite e quinta-feira cedo.
*Como as últimas chuvas que vêem ocorrendo no Estado, as células de convecção (chuvas formadas pelo calor e alta umidade) podem vir acompanhadas de muita atividade elétrica (raios) e rajadas de ventos superiores á 50 km/h.
*Por enquanto, a divisão de pesquisa e monitoramento do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) não lançou nenhum informe sobre a possibilidade elevada de tempo severo nas próximas horas.
*
Enchente
*Se o prognóstico de chuvas intensas realmente se confirmar nos próximos três dias, a possibilidade de uma subida repentina do rio Machado não está descartada. Com o volume de chuva estipulado pelos modelos do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), há grandes chances e uma cheia com alto risco de o rio transbordar nas partes baixas, tendo em vista, o risco de enchente em Ji-Paraná.
*No próximo final de semana o tempo voltar a ficar instável em todo o Estado, também com risco de acumulados significativos de chuvas, principalmente durante a virada do ano, destacando mais uma vez o Cone Sul do Estado, região entre Vilhena e Cabixi.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Vara de Execuções autoriza mais de 100 presos a passar Natal em Casa
*
Rondoniense é preso acusado de vender cocaína na Pensilvânia (EUA)