O peixe é uma proteína muito saudável, cheia de benefícios para a saúde e que pode ser incluída de diversas formas na alimentação. No entanto, a etapa de limpar o peixe pode ser um tanto quanto complicada, fazendo toda aquela sujeira na cozinha e demandando um certo tempo.
Felizmente, existe um truque simples que vai te ajudar a limpar qualquer peixe em segundos. Para isso, você só vai precisar de água quente. Veja como usar esse truque para garantir uma limpeza mais eficaz!
Por que a água quente ajuda a remover as escamas?
A explicação para esse método é científica. As escamas do peixe ficam presas na pele por pequenas ligações proteicas e ao despejar água quente, essas ligações se rompem. Isso faz com que as escamas se levantem e fiquem mais quebradiças, facilitando o processo de remoção.
Mas, cuidado: a água fervente pode danificar a pele e até começar a cozinhar a camada superficial de carne. Por isso, a temperatura ideal é quando as primeiras bolhas começam a surgir na água, mas ela ainda não está fervendo, cerca de 80 a 90 graus.
Esse método pode ser usado na maioria dos peixes, mas funciona especialmente com aqueles que são naturalmente mais difíceis de limpar, com escamas duras e muito firmes na pele.
Como usar o truque da água quente para limpar peixes?
Para colocar esse truque em prática é muito simples. Você só vai precisar de uma tábua de corte ou superfície lisa e higienizada e água quente. Veja o passo a passo:
• Coloque o peixe sobre uma superfície lisa ou em uma tábua de corte e despeje a água quente por cima, lentamente
• Comece pela cauda e vá até chegar na cabeça
• Você vai notar a mudança imediata e as escamas vão começar a ficar esbranquiçadas, levantando levemente
• Vire o peixe e repita o processo
• Aguarde 30 segundos, apenas para esfriar um pouco. Não precisa estar completamente frio, apenas o bastante para colocar as mãos
• Com os dedos ou uma faca, raspe delicadamente da cauda em direção à cabeça
• Se sentir que em alguma parte as escamas ainda estão presas, repita o processo com a água apenas na área desejada
• Por fim, enxágue o peixe em água fria para remover a sujeira, seque com papel toalha e prossiga com o restante da limpeza
Para verificar se a temperatura da água é a recomendada, faça um teste em uma pequena área do peixe. Se as escamas subirem é sinal de que a água está boa.