EM VILHENA: Programa EmagreCER avança com nova etapa de atendimento a pacientes

Iniciativa voltada ao combate à obesidade e à promoção da saúde por meio da perda de peso e mudança de hábitos de vida

EM VILHENA: Programa EmagreCER avança com nova etapa de atendimento a pacientes

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
A Prefeitura de Vilhena realizou na terça-feira, 26, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), mais uma etapa do Programa EmagreCER, iniciativa voltada ao combate à obesidade e à promoção da saúde por meio da perda de peso e mudança de hábitos de vida.
 
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o deputado federal Fernando Máximo, o programa segue ampliando o acompanhamento de pacientes cadastrados no município. Nesta nova fase, seis participantes receberam aplicação do medicamento utilizado no tratamento.
 
O EmagreCER atende pacientes com obesidade grave e comorbidades associadas, oferecendo tratamento medicamentoso aliado a acompanhamento multiprofissional. Nesta primeira etapa, cerca de 80 pacientes acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão inseridos no programa.
 
Para participar, é necessário possuir Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 e apresentar doenças associadas, como diabetes tipo II, hipertensão arterial, apneia do sono e esteatose hepática.
 
O tratamento utiliza a tirzepatida, medicamento conhecido comercialmente como Mounjaro, aplicada semanalmente em doses progressivas durante um período inicial de seis meses.
 
Além da medicação, os pacientes recebem acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, além de realizarem exames e avaliações periódicas ao longo do tratamento.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que, dependendo dos resultados clínicos apresentados pelos pacientes, o programa possa ser ampliado por mais seis meses, fortalecendo a prevenção de doenças relacionadas à obesidade, como infarto, AVC e complicações do diabetes.
 
A paciente Nilza de Lima destacou a expectativa positiva em relação ao tratamento.
 
“Estou muito feliz com o projeto, principalmente pela minha saúde. Vou poder emagrecer, ter mais disposição para cuidar da minha família e voltar a fazer atividades que hoje tenho dificuldade por conta das limitações”, afirmou.
 
O paciente Márcio Kavitski também ressaltou a importância do programa para pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas ao excesso de peso.
 
“É uma experiência diferente para quem luta diariamente contra o sobrepeso e diversos problemas de saúde. Agora temos um apoio real para conseguir emagrecer, porque não é apenas tomar o remédio. Existe toda uma equipe trabalhando junto. Acredito que esse projeto terá um resultado muito positivo”, declarou. 
Com informações da SEMCOM
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site