Livros sobre Direito em Rondônia serão lançados simultaneamente em junho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os livros serão lançados em evento na Maison Madeira, dia 17 de junho
De autoria dos advogados Hélio Viera e Zênia Cernov, o livro “Estatuto, Regulamento e Código de Ética da OAB – Interpretados” traz interpretações hermenêuticas sobre as recentes atualizações destes regramentos da atividade advocatícia. “È nossa contribuição aos profissionais do Direito e aos que desejam ingressar nesse universo, os bacharéis e os acadêmicos”, afirmam os autores.
Com o título “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, a segunda obra a ser lançada na mesma noite de autógrafo tem viés histórico e retrata a luta de pioneiros advogados na defesa da cidadania nestas paragens do poente e o esforço para a instalação de uma seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, quando Rondônia ainda era território federal. A luta desses pioneiros valeu a pena: Rondônia foi o único território federal a ganhar uma seccional da entidade máxima da advocacia brasileira.
Idealizado e escrito pelo jornalista Carlos Araújo em parceira com o historiador e pesquisador regional Francisco Matias e o advogado Hélio Viera, após anos de pesquisas e entrevistas, “A trajetória da advocacia em Rondônia” está estruturada em oito capítulos e contextualiza historicamente personalidades ligadas à advocacia no estado. Com estilo objetivo e direto, o livro ganha status de o mais completo compêndio sobre o tema. A partir de seu lançamento, servirá de consulta para advogados e acadêmicos, que precisarem se municiar de conhecimentos sobre os primórdios da advocacia e sua trajetória até a atualidade.
A obra se destaca pela fluência do texto que entrega ao leitor uma narrativa recheada de informações. Pelo teor revelado nas páginas do livro, percebe-se que os autores assumiram uma tarefa hercúlea e enciclopédica que foi contar em um volume, não apenas os 50 anos de história da advocacia em Rondônia, mas a história do estado, desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, passando pelo Ciclo da borracha, a criação e instalação de Porto Velho, elevada à categoria de cidade em 1919, a comissão Rondon, o golpe que instalou a ditadura militar em 1964, dentre tantos outros momentos históricos do Brasil e de Rondônia.
Nomes como Edson Jorge Badra; Franco Paulino dos Santos; Odacir Soares; Dimas Ribeiro da Fonseca são alguns dos personagens que se destacaram na advocacia, entre os anos 1950 e 1960 e ganharam lugar nas mais de duzentas páginas do livro. A Trajetória da Advocacia em Rondônia também narra a batalha de pioneiros como Arquilau de Paula, Pedro Origa Neto, Agenor Martins de Carvalho, Orestes Muniz, José de Abreu Bianco; Abílio Nascimento – considerado por três décadas o advogado dos pobres. Também narra a luta para a instalação da Ordem dos Advogados do Brasil em terras rondonienses.
O citado Odacir Soares juntamente com os advogados Fouad Darwich Zacararias; José Mário Alves da Silva e Francisco Arquilau de Paula, segundo é contado no livro, tiveram a iniciativa de fundar uma Seccional da OAB no estado quando era território. A primeira reunião aconteceu dia 1º de novembro de 1970, em plena ditatura militar. Dois anos depois, em 18 de agosto, a Seccional foi instalada em Rondônia. A fundação de fato aconteceu em 1974 com a participação de 15 advogados.
A história da advocacia em Rondônia não poderia ser contada apenas a partir do ponto de vista dos homens, pois as mulheres têm presença marcada nesses episódios, como por exemplo, Salma Latif Resek Roumiê, historicamente, a primeira mulher a integrar a diretoria da Ordem dos Advogados em Rondônia e que, juntamente com os demais nomes citados no livro, contribuiu para o enriquecimento da trajetória da entidade e da advocacia na região.
Editado e publicado pela Editora LTR, o livro de autoria de Hélio Vieira e Zênia Cernov está atualizado pelo Novo Código de Ética, novo CPC e recentes Leis 13.245 e 13.247/2016 que alteraram o Estatuto. “É importante fonte de consulta para advogados, juristas, professores, acadêmicos e aspirantes ao Exame de Ordem, pois atualmente é o único livro que comenta, artigo por artigo, todos esses diplomas legais que regem a advocacia”, explica os advogados Zênia Cernov e Hélio Vieira.
Na noite de autógrafos que contará com a participação do escritor advogado e ex-presidente nacional da OAB, César Britto, os presentes serão brindados com show especial da cantora Marina Lima. Agende, portanto a data de 17 de junho, a partir das 19 horas, na casa de evento Maison Madeira, na avenida Guanabara, bairro São João Bosco.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!