MP consegue liminar para fornecimento de medicamento a idoso em Guajará-Mirim

MP consegue liminar para fornecimento de medicamento a idoso em Guajará-Mirim

MP consegue liminar para fornecimento de medicamento a idoso  em Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, obteve decisão liminar que obriga o Município de Guajará e o Estado de Rondônia a fornecerem medicação em favor de idoso de 70 anos, vítima de doença grave.
A decisão liminar foi concedida em ação civil pública proposta pelo Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves, visando a tutela de interesse individual indisponível de idoso. Na ação, relata-se que o paciente padece de insuficiência venosa crônica e sofre de úlceras varicosas nos membros inferiores, necessitando com urgência de medicação específica, que não foi atendida pelo Município de Guajará-Mirim, sob o argumento de que a medicação não integraria a lista do SUS.
Como fundamento jurídico da ação, o Ministério Público suscitou o dever constitucional do Poder Público de garantir a saúde dos indivíduos, apontando a responsabilidade solidária do Estado e do Município de garantir o pleno acesso de idosos aos meios necessários de tratamento e recuperação da saúde. Ademais, conforme decisões do tribunal local, suscitou ainda a obrigação do Poder Público de garantir a medição independentemente de integrar a relação do SUS.
Atendendo o pedido do MP o Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Guajará-Mirim concedeu a liminar em sede de tutela antecipada, obrigando os entes públicos a fornecerem a medicação e determinando fosse disponibilizado no prazo de 10 dias na unidade de saúde do Município, sob pena de sequestro on line na conta única dos entes públicos.
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Mercado de cassinos no Brasil em 2026

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS