A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) abriu 400 vagas para cursos profissionalizantes em diversas áreas de trabalho. As inscrições estão abertas desde terça-feira, na Pastoral João Paulo II, na esquina da avenida Amazonas com a rua 9, no bairro Agenor de Carvalho. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 19.
De acordo com o secretário Agnaldo Nepomuceno, será dada preferência a jovens que se enquadrem no Programa Primeiro Emprego, pessoas desempregadas requerentes do seguro, trabalhadores autônomos, beneficiários do bolsa-família e agricultores familiares. “Não podemos alterar o passado, mas podemos mudar o futuro dessas pessoas”, salientou.
Os cursos foram implantados através do Planteq – Plano Territorial de Qualificação Profissional, uma iniciativa do Governo Federal, através do Fat – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Agnaldo salienta que os alunos vão receber a qualificação profissional em aulas práticas e teóricas. “Ainda daremos o material didático, um lanche por dia e a passagem de ônibus para quem residir a mais de 3 km do local das aulas”, lembrou o secretário. Até agora, estão garantidos os cursos de armador de ferragens, auxiliar administrativo, auxiliar de laboratório, cabeleireiro, camareira de hotel, corte de costura em geral, eletricista de baixa tensão, garçom e chapeiro, gerente com especialização em hotelaria, informática básica, limpeza de pele, mecânica de motocicleta, montador de móveis com acabamento, produtos derivados do leite, piscicultura, beneficiamento e conservação do pescado e recepcionista e secretária com informática.
O FAT repassou R$ 324,3 mil para a implantação do programa em Porto Velho. No entanto, com o auxílio do pregão eletrônico para proceder as licitações na contratação dos cursos, a Semdestur conseguiu uma economia de R$ 25 mil. “Estamos solicitando ampliar para mais dois cursos com essa verba que sobrou. Queremos incluir capacitação para pedreiro e informática avançada”, lembrou Agnaldo. Mais informações sobre os cursos podem ser colhidas nos telefones 3222-0779 e 8493-5832.