Nesta última sexta-feira em entrevista numa emissora de rádio local, o secretário municipal de planejamento falou que a prefeitura estuda o aumento do IPTU para o próximo ano. Marcelo Santos disse que a prefeitura vem perdendo receitas, principalmente do
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta última sexta-feira em entrevista numa emissora de rádio local, o secretário municipal de planejamento falou que a prefeitura estuda o aumento do IPTU para o próximo ano. Marcelo Santos disse que a prefeitura vem perdendo receitas, principalmente do FPM (fundo de participação dos municípios) e projeta para o ano de 2011 uma perda de mais de quatro milhões de reais, justificando ser o IPTU (imposto predial territorial urbano) uma fonte de receita que pode compensar a perda de receitas das transferências governamentais.
Segundo sua exposição, o IPTU tem como base de cálculo o valor venal dos imóveis e este está bem abaixo do valor de mercado das propriedades urbanas, e o fisco municipal cobra anualmente somente 1% (um por cento) deste valor, que é muito pouco diante da alta valorização dos imóveis urbanos nos últimos anos.
A novidade anunciada pelo secretário, é que a prefeitura vai usar as mesmas táticas do comércio para atrair fregueses, parcelando o IPTU em 12 vezes, e assim o contribuinte paga e não sente esse desembolso, e vai estender esse parcelamento, também, para a taxa da coleta de lixo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!