O modelo de gestão compartilhada adotada pela CAERD (Companhia de Água e Esgotos de Rondônia) e pelo SINDUR (Sindicato dos Urbanitários de Rondônia) se transformou em um exemplo positivo para vários setores da administração pública no estado. Modelo de gestão proposto grande maioria dos candidatos majoritários de Rondônia nesse pleito.
A gestão compartilhada nasceu há 10 anos, após um longo período de problemas que a CAERD enfrentava com greves, falta de condições de trabalho e prejuízos financeiros. Porém no dia 24 de agosto de 2000, em um acordo elaborado entre Sindur e Caerd, ocasionou uma reviravolta na forma de administrar a companhia. Uma serie de trabalhos visando uma reestruturação do processo organizacional foi realizado em conjunto pelas duas entidades. Os positivos rapidamente começaram a surgir e mostrar uma nova forma de trabalhar e de se relacionar com os funcionários e consumidores.
Hoje a Caerd vive um momento de sustentação e firmeza, tudo isso após trabalho de reorganização do seu projeto administrativo oriundo da parceria que completou dez anos no ultimo dia 29 de agosto de 2010. Com investimentos e uma gestão sólida a Caerd de 2010 é uma prova de que reorganização administrativa pode ser um grande fator de mudanças e melhorias no órgãos públicos de Rondônia.