O enfermeiro e Conselheiro Federal de Enfermagem, Manoel Néri, embarcou na madrugada de hoje (25) para a cidade de Havana, capital de Cuba, onde vai representar o Brasil no XII Congresso da Sociedade Cubana de Enfermagem, que acontece no Palácio das Convenções entre os dias 28 maio a 01 de junho.
O evento que tem como tema “Humanizar na Arte de cuidar”, título que reitera o compromisso dos profissionais da saúde no cuidado aos pacientes, tem como objetivo, lançar ao mundo uma mensagem sobre o caráter social e humano do profissional de enfermagem, abordando a dimensão social e humana no ensino da enfermagem.
Segundo Manoel Néri, o processo de humanização vai conscientizar o profissional de enfermagem a ser mais esperto no uso das técnicas (diagnósticos, tratamentos e cuidados), porém, o relacionamento e a comunicação são de fundamental importância no processo de humanização, porque nele começa o trabalho profissional.
De acordo com o calendário do evento, Manoel Néri, representando o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), fará uma exposição sobre a enfermagem brasileira e a atuação do conselho no país. Também serão discutidos temas centrais como: Reflexões e experiências sobre humanização no mundo da saúde e relacionamento da ajuda e cuidados da enfermagem como instrumento de humanização.