Personagens do imaginário amazônico (Iara, Matinta Perera, Boto, Curupira e Mapinguari ) em situações comuns da rotina diária de um ser humano. Este é o resultado do projeto desenvolvido pelo ilustrador Nilberto Jorge, de Manaus (AM). Veja o trabalho na galeria de fotos no final da página.
Para o ilustrador, o principal objetivo do projeto é fazer com que o próprio amazônida se reconheça através das lendas. "A gente tem pouco contato com as crenças e personagens populares. Temos uma história rica e cheia de nuances", destacou. Ele também falou que a principal inspiração foi o seriado "Deuses Americanos", que coloca divindades vivendo como pessoas comuns na terra.
Iara, Matinta Perera, Boto, Curupira e Mapinguari foram os primeiros personagens criados pelo ilustrador. Nilberto contou para o Portal Amazônia qual seu personagem favorito. "Sempre gostei de ilustrar e desenvolver a Matinta Perera, infelizmente, a maioria das pessoas não a conhecem, mas quando veem a ilustração vão pesquisar para conhecer a lenda. E o legal é que existem muitas lendas a serem conhecidas", destacou.
Atualmente, Nilberto dá aulas e publica suas obras em sua página no instagram. Para os jovens que querem entrar para o mundo dos desenhos, o ilustrador deixa uma mensagem. "Sempre desenhei mal, porém, gostava do que fazia. Desenho no nível de boneco de palito. Com o tempo, decidi pesquisar e estudar sobre o assunto. Hoje, tenho um traço que me satisfaz. O segredo é correr atrás das coisas que deseja", disse.
FONTE: PORTAL AMAZÔNIA