A criança já estava no cemitério para sepultamento quando deus sinais de vida e foi socorrido ao hospital
Foto: AC24hs
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O pai do recém-nascido que foi declarado morto e encontrado com vida minutos antes do enterro, em Rio Branco (AC), afirmou neste domingo (26) que o bebê está reagindo positivamente ao tratamento na UTI neonatal do Hospital da Criança. Em entrevista ao ac24horas, Marcos Fernandes disse que o filho apresenta sinais de recuperação.
“Sim, ele está reagindo bem, graças a Deus. Bateram um raio-X do pulmão dele, está ótimo. Apesar de tudo que ele passou, está respirando bem, ele está progredindo bem, graças a Deus. Deus é bom”, afirmou o pai.
O caso chocou o estado e levantou questionamentos sobre falhas graves no atendimento médico. O bebê, José Pedro, nasceu prematuro, com apenas cinco meses de gestação, e foi dado como morto na sexta-feira (24). No sábado (25), durante o velório, uma parente pediu para abrir o caixão e percebeu que a criança ainda estava viva — ela chorava e se mexia.
Após a repercussão, o Ministério Público do Acre (MPAC) e o governador Gladson Cameli determinaram investigações imediatas para apurar as circunstâncias do caso.
A Vara de Plantão da Comarca de Rio Branco autorizou uma operação de busca e apreensão na Maternidade Bárbara Heliodora, onde o bebê nasceu. A ação foi executada pela Polícia Civil, que recolheu prontuários médicos da mãe e da criança, a lista dos profissionais de plantão e as imagens das câmeras de segurança.
O inquérito foi instaurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável por apurar possíveis falhas ou negligência no atendimento. As investigações buscam entender como o bebê pôde ser declarado morto e levado para o sepultamento sem que sinais vitais fossem corretamente identificados.
Enquanto isso, familiares seguem em vigília no hospital, comemorando cada sinal de melhora do pequeno José Pedro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!