A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou ao
Rondoniaovivo nesta segunda-feira (19) que está monitorando a onça-parda avistada no Parque Circuito, em Porto Velho (RO). O animal foi registrado no dia 14 deste mês (quinta-feira), por câmeras de segurança instaladas na região.
Equipes técnicas da pasta passaram a monitorar a área, adotando medidas preventivas voltadas à segurança da população e à proteção do animal, seguindo protocolos ambientais e de manejo da fauna silvestre. Joana Aurélia, médica veterinária da SEMA, informou que a onça não apresenta risco para a população.
“Não há necessidade, neste momento, de apreensão ou captura, uma vez que a onça está apenas utilizando o corredor ecológico, cumprindo seu papel ambiental. Preservar o meio ambiente também significa respeitar a fauna silvestre e compreender que esses animais fazem parte do nosso território”, explicou a médica ao Rondoniaovivo.
A presença ocasional de animais silvestres em áreas urbanas pode ocorrer em função da expansão da cidade e da proximidade com áreas de vegetação. O monitoramento da secretaria é de caráter preventivo, para garantir convivência responsável entre a população e a biodiversidade.
A orientação para a população que frequenta ou mora nos arredores do Parque Circuito é de não deixarem cães e gatos soltos, evitando possíveis conflitos ou possíveis investidas do animal sobre pets.
Além disso, é importante não alimentar o animal, não tentar afugentá-lo, não correr, não jogar objetos e não praticar qualquer tipo de agressão. Caso o bicho seja avistado, a orientação é manter distância e se afastar com tranquilidade.
O grande felino, também conhecido como suçuarana, não agrediu animais e não apresentou comportamento agressivo. Em outros momentos, o corredor biológico utilizado pelo bichano já registrou passagem de tamanduás e outros animais silvestres.
Em caso de avistamento, acione imediatamente:
• Polícia Ambiental (BPMA): 190
• Ibama/RO: (69) 3216-5900
• Corpo de Bombeiros: 193
• SEMA – Plantão Ambiental