Associação dos Ferroviários e Amigos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm) realizou, no fim da tarde de sexta-feira (16), a solenidade de posse da nova diretoria da entidade, acompanhada da entrega de homenagens a personalidades que contribuem com a preservação da histórica ferrovia. O evento aconteceu no Restaurante Pit-Bill, no bairro Candelária, em Porto Velho, local simbólico onde está situado o cemitério de máquinas da EFMM, às margens do rio Madeira.
Durante o ato solene, a diretoria da Asfemm prestou reconhecimento a apoiadores das ações da associação, com destaque especial para o empresário Daniel Pit-Bill, homenageado pelo incentivo e valorização da memória ferroviária, além de outras personalidades que também receberam reconhecimento, como o jornalista Solano Ferreira (editor do site Rondoniaovivo), o senador Confúcio Moura, Edmar Araújo, Ludson Correia, Padre Daniel, Didas Cordeiro e Ilídio Lopes.
Além de receber a homenagem, Daniel Pit-Bill se manifestou durante a solenidade, elogiando a bravura e a persistência da Associação dos Ferroviários na defesa de um patrimônio que retrata parte essencial da formação histórica e cultural do estado. O empresário destacou que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um dos principais atrativos turísticos da capital e que grande parte da identidade de Porto Velho e de Rondônia está ligada à existência desse bem histórico.
A Asfemm também ressaltou o papel cultural que Daniel vem desempenhando desde que se tornou proprietário do Restaurante Pit-Bill, instalado estrategicamente na beira do rio Madeira e ao lado de um dos pontos históricos ligados à ferrovia, ajudando a conscientizar a população e visitantes sobre a importância da EFMM. O local, segundo membros da associação, tornou-se um espaço que contribui com a valorização da cultura e da identidade de Rondônia, reforçando a memória ferroviária na capital.
Em seu pronunciamento, o presidente da Asfemm, George Telles, destacou que a principal bandeira da entidade é a preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Segundo ele, a associação mantém tratativas em busca de recursos para a manutenção do acervo remanescente e reforça a luta pelo tombamento da ferrovia junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Homenageado na cerimônia, o jornalista Solano Ferreira ressaltou o valor histórico e humano da EFMM, considerada uma das maiores obras de engenharia de sua época. Ele enfatizou que preservar a memória dos ferroviários é fundamental para manter viva a história de homens e mulheres que ajudaram a construir Rondônia.
Representando o governo estadual, o chefe da Casa Civil, Carlos Magno, ressaltou o empenho dos ferroviários na busca de recursos e na mobilização das autoridades, destacando a importância do engajamento institucional para garantir a preservação desse bem histórico.
Ao final do evento, foi apresentada a diretoria eleita e empossada, que passa a conduzir os trabalhos da ASFMM com o compromisso de fortalecer as ações em defesa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e de sua relevância para a história regional.