O Vereador de Porto Velho (RO), Cabo Anjos (PDT), em contato com vários policiais militares e moradores da capital rondoniense, estão preocupado com a situação da falta de segurança pública nos bairros da capital, propôs um projeto de lei no último dia (08) na Câmara Municipal de Porto Velho, que visa à proibição de policiais militares e bombeiros militares fardados em eventos particulares, tais como: Shows, bailes e exposição agropecuária no município.
Em um dos artigos do projeto, o vereador Cabo Anjos (PDT), explica que a lei não se aplica a eventos esportivos, culturais e beneficentes. Exemplificando, campeonatos de futebol, festivais folclóricos e ações sociais.
Segundo Cabo Anjos (PDT), os eventos particulares que pedem a segurança do policial militar e bombeiro militar fardado, colabora com a violência nos bairros, ou seja, o policial militar tem o dever de fazer a segurança dos moradores da capital e não de eventos particulares, pois os seus idealizadores cobram ingressos do público. “Portanto cabe aos empresários contratarem seguranças particulares para fazer a segurança interna dos respectivos eventos” afirma Anjos.
“Deixar de atender a população só aumenta os números alarmantes dos crimes, de enfadar o policial e o bombeiro, além de piorar a segurança pública em Porto Velho. O único beneficiado nisto tudo são os empresários que não pagam a segurança, pois o poder público fornece gratuitamente.”, informou o Vereador Cabo Anjos (PDT).
Diante da situação, na justificativa do documento encaminhado para os vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador esclarece que a secretaria de segurança pública pode indeferir as solicitações de acordo com a sua conveniência, pois assim o efetivo da Polícia Militar e do Bombeiro Militar estará sendo resguardado para a sua atividade com o povo.