O candidato a senador pelo PDT/RO, Acir Marcos Gurgacz, que ficou em segundo lugar nas eleições para o senado em 2006, pode não ser diplomado na tarde de hoje(17), conforme estava previsto pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Gabriel Marques. O motivo seria a falta de julgamento da prestação de contas do candidato durante a campanha eleitoral.
De acordo com a Lei Eleitoral, um candidato só pode ser diplomado e assumir o cargo público, após ter suas contas de campanha julgadas e aprovadas. As contas dos candidatos que não foram eleitos ainda não foram analisadas pela corte do TRE-RO.
Gurgaz seria diplomado no lugar do senador eleito Expedito Júnior (PR/RO), uma vez que Expedito teve seu diploma cassado, por unanimidade, em sessão na última quinta-feira(12), na corte do TRE-RO.
Conforme apurado pela reportagem, o julgamento da contas de Gurgacz nem consta da pauta do dia. È possível que os advogados do candidato peçam que o julgamento das contas seja incluído na pauta de hoje.