O Aeroporto de Ji-Paraná, em Rondônia, será totalmente modernizado e ampliado, com investimento estimado em R$ 35 milhões. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já liberou os recursos durante cerimônia em Brasília, no mês de julho deste ano. A licitação para execução das obras já está em andamento, e o prazo previsto para conclusão é de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Segundo o ministro, o projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura aeroportuária em Rondônia.
Com cerca de 139 mil habitantes, Ji-Paraná tem economia diversificada, com destaque para os setores industrial, agropecuário e de serviços. O aeroporto local, administrado pelo Governo de Rondônia, atualmente é atendido pelas companhias Azul e Azul Conecta.
Novo terminal e melhorias estruturais
O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros com 2.255 m² de área construída e capacidade para até 240 passageiros nos horários de pico. O espaço será totalmente acessível, com sanitários adaptados, rotas acessíveis, sinalização adequada e mobiliário com desenho universal.
Entre as melhorias previstas estão:
• Novas esteiras de bagagem com carrossel tipo “O”;
• Adaptação do sistema viário para integração com o novo terminal;
• Ampliação do estacionamento, que contará com 247 vagas para carros, 28 para motocicletas e espaços reservados para pessoas com deficiência e idosos.