Primeira usina do Brasil a obter o selo; reconhecimento reflete o compromisso com a sustentabilidade, integrando boas práticas em todos os processos da companhia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Hidrelétrica Santo Antônio, usina da AXIA Energia localizada no rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, acaba de receber a certificação do Sistema de Gestão Lixo Zero (SGLZ). Baseada na norma internacional da Global Zero Waste (Lixo Zero Global), representada no Brasil pela Zeros, e concedida após auditoria conduzida por certificadora independente acreditada, atestando a solidez e a efetividade do sistema de gestão adotado.
Como resultado do trabalho desenvolvido pela organização, a unidade alcançou 87 pontos, com Índice Real de Reciclagem de 100%, consolidando-se no Nível Ouro, o mais elevado da certificação. Com este reconhecimento, de acordo com a certificadora, a Santo Antônio é a primeira hidrelétrica do Brasil a obter o selo, posicionando-se como referência nacional e pioneira no setor.
“Essa conquista representa processos robustos que reduzem, segregam, rastreiam e destinam corretamente os resíduos, alinhando a operação às melhores práticas globais de economia circular e aos princípios ESG. Obter essa certificação é mais uma demonstração do quanto a AXIA Energia está comprometida com o desenvolvimento do setor, gerando energia limpa, de forma sustentável”, reforça Caio Pompeu, presidente da AXIA Energia na Hidrelétrica Santo Antônio.
Através desse processo implementado, a empresa também contribui diretamente para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como: ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Localizada em uma área de aproximadamente três hectares, a Central de Tratamento e Destinação Final de Resíduos da Hidrelétrica Santo Antônio funciona em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Possui um pátio de 728,95 m² para estruturas metálicas e madeira, com trituração para uso sustentável com capacidade para processar até 3,5 toneladas por mês, transformando resíduos em adubo para plantio de mudas; além de baias para resíduos perigosos seguindo rigorosamente a norma ABNT NBR 12.235:1992, que garante segurança e prevenção de impactos ambientais.
.jpeg)
Só em 2025, foram destinadas 153 toneladas de resíduos das Classe I e II, passando por triagem criteriosa de descarte, segregação, classificação e destinação segura e ambientalmente adequada, seja para reciclagem, compostagem ou disposição final. Também são realizadas ações de educação ambiental para orientar os cerca de mil profissionais, entre integrantes e colaboradores que atuam na usina a descartarem o resíduo gerado de forma correta.
Para garantir que materiais recicláveis, como papéis, plásticos, borrachas e vidros, sejam reaproveitados em um ciclo sustentável de economia circular, a usina tem uma parceria com a Cooperativa Catanorte, localizada na comunidade da Vila Princesa, em Porto Velho. De 2017, início da parceria, até este ano, mais de 200 toneladas de resíduos recicláveis já foram entregues à Cooperativa que vende os resíduos, gerando renda para cerca de 43 famílias associadas.
.jpeg)
“O trabalho de coleta e destinação correta de resíduos é um cuidado essencial para a conservação do Meio Ambiente e, no processo, poder contribuir para o desenvolvimento socioeconômico também da comunidade no entorno, reforça o compromisso da AXIA com um projeto de desenvolvimento do setor elétrico responsável, alinhado com as melhores práticas operacionais e com o desenvolvimento sustentável”, complementa André Vasques, gerente de Meio Ambiente da UHE Santo Antônio.
A AXIA Energia é a maior empresa de energia 100% renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!