A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Eucatur, nome fantasia da Solimões Transporte de Passageiros e Cargas Ltda., a ampliar o número de seções intermediárias da linha Colatina (ES) - Porto Velho (RO). A medida consta da Decisão Supas no 1.997, de 19 de dezembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União.
O ato deferiu o pedido da empresa para modificar o Termo de Autorização (TAR) n° ESRO0018039, com a implantação das seções de no 169 a 183, ampliando os mercados atendidos ao longo do corredor interestadual que conecta o Sudeste ao Centro-Oeste e à Região Norte do país.
Com a decisão, passam a integrar oficialmente a linha os seguintes pares origem- destino:
-
Jaciara (MT) - Itapuã do Oeste (RO)
-
Mineiros (GO) - Cáceres (MT)
-
Mineiros (GO) - Pontes e Lacerda (MT)
-
Mineiros (GO) - Comodoro (MT) Mineiros (GO) Cuiabá (MT)
-
Mineiros (GO) - Rondonópolis (MT)
-
Mineiros (GO) - Jaciara (MT)
-
Mineiros (GO) - Vilhena (RO)
-
Jataí (GO) - Cáceres (MT)
-
Jataí (GO) - Pontes e Lacerda (MT)
-
Jataí (GO) Comodoro (MT)
-
Jataí (GO) - Cuiabá (MT)
-
Jataí (GO) - Rondonópolis (MT)
-
Jataí (GO) - Jaciara (MT)
-
Jataí (GO) - Vilhena (RO)
De acordo com a ANTT, a implantação de nova seção intermediária implica no reinício da contagem do período mínimo de atendimento da linha, conforme previsto na regulamentação do transporte rodoviário interestadual de passageiros. O prazo mínimo tem como objetivo assegurar a continuidade e a estabilidade da operação após alterações relevantes na configuração da linha.
A decisão também altera o anexo da Decisão Supas no 523, de 17 de abril de 2025, publicada no DOU de 25 de abril de 2025, que consolida a configuração anterior do serviço. Com a atualização, a autorização da Eucatur passa a contemplar um conjunto mais amplo de ligações interestaduais ao longo do eixo Colatina-Porto Velho, ampliando a capilaridade comercial da empresa sem a criação de uma nova linha independente.