A confirmação veio após análise da Politec que constatou ausência de metanol e etanol nas amostras de sangue
Foto: Freepik
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou neste domingo (5) que foi descartado o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Candeias do Jamari. O paciente, inicialmente atendido e internado no Hospital João Paulo II, em Porto Velho, havia sido incluído em uma notificação enviada ao Ministério da Saúde.
A confirmação veio após análise do Instituto Laboratorial Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), que constatou ausência de metanol e etanol nas amostras de sangue e soro coletadas do paciente. O resultado do laudo eliminou a hipótese de contaminação por substâncias tóxicas.
Diante da conclusão pericial, a Sesau oficializou o descartes do caso e reforçou que segue com ações de vigilância ativa para identificar precocemente qualquer nova suspeita de intoxicação por álcool adulterado no estado.
O alerta permanece em vigor devido ao aumento recente de ocorrências semelhantes em outras regiões do país, o que levou as autoridades sanitárias a intensificarem as recomendações à população para evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida.
O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).
Em todo o país, são 16 casos confirmados- 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.
Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.
Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.
As informações consideram os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.
.png)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!