RONDÔNIA NA ROTA: Brasil e China formalizam projeto para a megaferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico

O acordo firmado entre os presidentes Lula e o Xi Jinping prevê a construção de 4.500 km de trilhos, passando por Rondônia

RONDÔNIA NA ROTA: Brasil e China formalizam projeto para a megaferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico

Foto: Divulgação/Ficco

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Agora é oficial. Uma parceria entre o Brasil e a China foi firmada na segunda-feira (07), para desenvolver o projeto de construção de uma megaferrovia ligando os oceanos Atlântico ao Pacífico, encurtando a distância entre a América do Sul e a Ásia. O acordo foi definido durante a reunião do BRICS a partir de decisões dos presidentes Lula da Silva (Brasil) e Xi Jinping (China).

 

A ferrovia transcontinental, com traçado previsto de aproximadamente 4.500 quilômetros, passará por sete estados brasileiros, de Ilhéus (BA) a Rio Branco (AC), antes de cruzar a Cordilheira dos Andes em direção à costa peruana. Rondônia faz parte da rota e será beneficiado com o projeto. A ferrovia irá até a cidade portuária de Chancay, no Peru.

 

O acordo foi firmado entre a Infra S.A., estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Instituto de Planejamento da Estatal China Railway. Essa assinatura representa o primeiro passo técnico do projeto que definirá uma nova rota comercial entre Brasil e Ásia.

 

Parte do projeto já está em andamento e consiste na integração das ferrovias brasileiras em construção. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) farão parte do traçado. No Peru, as interconexões serão com rodovias e hidrovias.

 

Com a efetivação dessa ferrovia, as exportações e importações entre o Brasil, China e outros países asiáticos devem reduzir em até 12 dias. Os produtos soja e minério de ferro serão o maior volume inicial do que sairá do Brasil rumo a Ásia.

 

Rondônia será grandemente beneficiado com esse corredor de exportação, levando para a Ásia através da megaferrovia, produtos como soja, carne bovina, café, madeira, milho e outros produtos da linha de negócios exteriores.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS