Mais de 30 mil estudantes compareceram no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Rondônia. Os portões dos locais de provas, foram abertos às 11 horas (horário local) e fechados pontualmente às 12 horas.
Na capital, a movimentação foi intensa em frente aos principais locais de provas. A escola João Bento da Costa teve 950 inscritos para o ENEM.
Para este ano, o exame trouxe um tema de redação que reflete a realidade social do país e a necessidade de dar visibilidade a uma questão crucial: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
A escolha desse tema evidencia a importância de reconhecer o trabalho não remunerado de cuidado, muitas vezes realizado pelas mulheres, que desempenham um papel fundamental na sociedade. Essas tarefas incluem o cuidado com os filhos, idosos, doentes e outras responsabilidades domésticas, que frequentemente passam despercebidas e não são valorizadas.
Os estudantes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e propor soluções para combater a invisibilidade desse trabalho de cuidado e promover a igualdade de gênero.
A escolha do tema também estimulou a reflexão sobre a necessidade de reconhecimento e valorização do papel da mulher na sociedade, não apenas no âmbito do mercado de trabalho, mas também no trabalho invisível que sustenta muitas famílias.
Os quase 4 milhões de inscritos em todo o Brasil enfrentaram um domingo repleto de expectativas, desafios e, agora, a missão de escrever uma redação que abordasse essa importante questão social.
A avaliação continua sendo meio de acesso às universidades e instituições de ensino superior e a prova de redação desse ano certamente desafiou os participantes a se envolverem em discussões relevantes e atuais.
O exame não ocorreu apenas no último domingo, mas também no próximo (12), e os resultados terão um impacto significativo nas futuras trajetórias acadêmicas e profissionais dos estudantes.