O FIM DE UMA ERA: Globo vai acabar com a Sessão da Tarde e deixar órfãos? Por Marcos Souza

Rede Globo divulgou nesta semana que a sessão não fará mais parte da programação a partir do ano que vem

O FIM DE UMA ERA: Globo vai acabar com a Sessão da Tarde e deixar órfãos? Por Marcos Souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
As sessões de filmes das TVs abertas sempre foram atrações para o telespectador que procura se divertir assistindo a um filme que gostou nos cinemas e que está disponível na telinha. Com boa audiência, esse tipo de segmento televisivo sempre conseguiu trazer um retorno garantido de mídia e marketing. E, dentro desse contexto, a “Sessão da Tarde” da Rede Globo talvez seja o mais duradouro e tradicional espaço de exibição de filmes clássicos, populares e que, queira ou não, são referências para várias gerações de cinéfilos.
 
Num período de mais de 45 anos, esse foi o espaço fílmico mais tradicional da rede televisiva de maior audiência no Brasil. Ela formalizou um legado consolidado, principalmente nos anos 80 e 90, perpetuando filmes que se tornaram clássicos e referências justamente por estarem dentro da sua programação.
 
 
Pois é... A “Sessão da Tarde” não vai mais existir. A Rede Globo divulgou nesta semana que a sessão não fará mais parte da programação a partir do ano que vem e, segundo a emissora, não há mais sentido em mantê-la na grade devido ao crescimento exponencial dos serviços de streaming — como Netflix, Disney+, HBO Max, Prime Video, entre outros — que já possuem um extenso catálogo de filmes, incluindo alguns exibidos tradicionalmente na “Sessão da Tarde”.
 
No horário devem entrar programas jornalísticos e de variedades, que ainda estão em fase de formatação pela emissora.
 
Fecha-se, assim, uma era de entretenimento televisivo que marcou várias gerações.
 
A “Sessão da Tarde” estreou na programação da Globo em 5 de março de 1974 e logo se tornou um grande sucesso na faixa vespertina, transformando-se em um dos produtos mais tradicionais da televisão brasileira — um verdadeiro “campeão de audiência”.
 
 
Um dos pontos altos era a exibição de filmes de diferentes gêneros, mas quase sempre destacando comédias, aventuras e romances que se tornaram clássicos. Vale destacar a visão do ex-diretor geral e de programação, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que viu no horário a oportunidade de exibir filmes que já tinham passado em horários nobres, como o Supercine e a Sessão de Domingo, para o público da tarde, oferecendo diversão especialmente para um público mais jovem.
 
Era um grande achado para a programação da Globo à tarde. Como estratégia de audiência, exibir filmes já conhecidos funcionava como uma forma de “seguro”, garantindo público fiel que retornava para rever produções de que gostava. Para o setor comercial da emissora, era um produto campeão, oferecendo nostalgia e identificação imediata por criar laços afetivos com o que era exibido.
 
A diversificação da programação de filmes nesse horário focava no ambiente familiar, com premissas simples e de sucesso. Mesmo quando havia excesso de repetições, ainda assim havia público, pois atendia todas as idades.
 
O eco da saudade que o programa deixará, como legado, ressalta que, em 2025, ele completou 51 anos desde a sua estreia — são vidas e gerações acolhidas por momentos prazerosos em frente à TV, consolidando o fator de “memória cultural” e afetiva.
 
 
E, quando escrevo isso, não posso deixar de citar que a “Sessão da Tarde” perpetuou, dignificou e eternizou os seus clássicos, reprisados inúmeras vezes sem perder o interesse do público. A lista de filmes que se encaixam nesse arroubo televisivo é imensa. Alguns exemplos:
 
Curtindo a Vida Adoidado (1986)– A comédia adolescente que marcou época, escrita e dirigida por John Hughes, mostrando um dia inesquecível do malandro Ferris Bueller pelas ruas de Chicago.
 
Os Goonies (1985)– Produzido por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner, é o melhor filme de caça ao tesouro já exibido na sessão, acompanhando um grupo de amigos em uma aventura clássica.
 
Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)– O romance sobrenatural estrelado por Patrick Swayze e Demi Moore foi um fenômeno. A Globo reprisou mais de 25 vezes até 2018.
 
A Lagoa Azul (1980)– Um dos maiores símbolos de repetição da Sessão da Tarde. A história do casal que cresce em uma ilha deserta marcou gerações.
 
 
Esqueceram de Mim (1990)– Clássico de Natal e queridinho do público, Kevin McCallister virou símbolo das tardes de fim de ano.
 
Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)– A história de superação de Daniel San e os ensinamentos do Sr. Miyagi se tornaram parte do imaginário popular.
 
De Volta Para o Futuro (1985)– Marty McFly e Dr. Brown conquistaram as tardes da Globo com sua viagem no tempo a bordo do memorável DeLorean.
 
Aproveite, então, os últimos momentos da sessão de filmes mais importante que a TV brasileira já criou para entreter o público em casa.
 
Como já escrevi, é o fim de uma era.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS