O criminoso Marcos Ramos de Lima, conhecido como "Marcão do Nacional" que cumpria pena na penitenciária estadual Aruana, teve a progressão de regime concedida por determinação judicial, segundo informou a Secretaria de Justiça (Sejus).
De acordo com a nota, o homem estava em regime fechado desde 2015. Em 19 de janeiro de 2026, a Justiça autorizou a progressão para o regime semiaberto, conforme prevê a legislação penal. O criminoso é acusado de roubos, latrocínio, estupro, entre outros delitos.
Marcão começou a ser monitorado eletronicamente, por meio de tornozeleira eletrônica, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, através da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional.
Ainda segundo a Sejus, a medida cumpre rigorosamente uma decisão judicial e segue todos os procedimentos legais de fiscalização e acompanhamento, garantindo o controle do cumprimento da pena.
O monitoramento eletrônico é um instrumento legal que permite a fiscalização do apenado fora do regime fechado, assegurando o acompanhamento das condições impostas pela Justiça e a observância das regras do sistema prisional.