Endividamento das famílias de Porto Velho fica no menor patamar do ano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Endividamento de porto velho seguem em queda pelo terceiro mês consecutivo
Com este resultado o endividamento das famílias de Porto Velho é 7% menor do que a média das famílias brasileiras.
Na mesma linha do endividamento de famílias brasileiras, que alcançou o seu menor patamar desde maio de 2012, caindo, em dezembro, só 56,6% das famílias que possuem algum tipo de dívida, o endividamento das famílias de Porto Velho, seguiu em queda pelo terceiro mês seguido, com uma queda de -9%, caindo de 57,9%, em novembro, para 52,7% em dezembro.
Com este resultado o endividamento das famílias de Porto Velho é 7% menor do que a média das famílias brasileiras.
Também em relação às dívidas ou contas em atraso, as famílias de Porto Velho, as famílias de Porto Velho tiveram uma sensível queda de 14%, caindo de 18,5%, em novembro, para 15,9% em dezembro. Já no que tange às famílias que não terão condições de pagar, o movimento no mesmo sentido, foi maior ainda, pois, caiu de 6,5%, em novembro, para 5,4% em dezembro, ou seja, uma variação para menos de 16%.
Os dados de Porto Velho são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-FECOMÉRCIO/RO feita em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O tempo de atraso predominante das dívidas é de acima de 90 dias que são 58,8 % do total, depois aparecem os até com 30 dias, que são 23,6% e as de 30 e 90 dias, que representam 17, %, em dezembro. O tempo médio de atraso das famílias é de 67 dias.
Quanto ao nível de comprometimento das rendas das famílias sobressaem-se os comprometidos com mais de um ano, 35,9%, seguidos pelas de até 3 meses (31,5%), depois pelas de entre 3 e 6 meses (17,5%) e, por fim, os com comprometimento entre 6 meses e um ano são 15,2 %.
Como fonte das dívidas os cartões de crédito continuam a liderar o endividamento das famílias de Porto Velho com 58,4% das famílias, seguido pelo endividamento com os carnês, que foi de 34,7 %. Outras dívidas significativas foram o crédito consignado (13,2 %), o financiamento de carro (7%).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!