Hoje dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), quer parabenizar todos os profissionais que trabalham diariamente na realização dos sonhos das pessoas ao adquirir a casa própria.
A profissão surgiu no início do século XX, o desenvolvimento das cidades, com o auxílio dos anúncios, acarretou a comercialização de imóveis, surgimento assim os primeiros profissionais.
Diferente daquela época, hoje os corretores não são mais conhecidos como agentes imobiliários. Os profissionais imobiliários participam de cursos de formação relativos à área, com a consciência de que precisam buscar a requalificação e o treinamento contínuo. Atuam como vendedores, consultores, e orientam os clientes sobre as melhores opções de negócios no mercado imobiliário.
O Sistema CRECI/COFECI é atualmente um sistema modelo para vários países do mundo pela sua organização. Diversos países que não possuem regulamentação para a profissão de imobiliários, como Estados Unidos e México, procuram e visitam os conselhos para conhecer e organizar a sua equipe. Atualmente o ramo imobiliário possui por volta de 200 mil profissionais, inscritos em todo Brasil.
O presidente do CRECI Flaézio Lima, juntamente com a presidente do COFECI Sandra Bresolin, a primeira e única Conselheira Federal do Brasil, estiveram na redação do Jornal Eletrônico Rondoniaovivo, e explanaram sobre a situação do mercado imobiliário que encontra-se aquecido, com grande número de procura para compras de imóveis, sendo maior a procura por aluguéis. Para quem procura por locação, Rondônia vive uma fase de tendência a redução de preço, graças a grande quantidade de apartamentos novos.