Prefeitura inicia seleção de alfabetizadores nesta segunda feira

Prefeitura inicia seleção de alfabetizadores nesta segunda feira

Prefeitura inicia seleção de alfabetizadores nesta segunda feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de educação (semed), informou nesta sexta-feira (01/10), que no período de 04 a 08/10 estará realizando a seleção de currículos de alfabetizadores para o programa Brasil Alfabetizado, voltado a atender jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos.
 
Segundo a secretária de educação do município, Fátima Ferreira, o objetivo é proporcionar o acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. “Quando somos educadores, entendemos que quando a pessoa aprende a ler, ela adquire conhecimento dos seus direitos, deveres e de cidadania. Alguém que aprende a ler descobre um mundo novo”, declarou a secretária.
 
Sobre o programa Fátima Ferreira esclarece, que ele foi criado como um esforço para acabar com o analfabetismo, garantindo o direito constitucional que todo cidadão brasileiro possui de acesso à educação e, conseqüentemente, de ler e escrever e assim erradicar o analfabetismo no Brasil.
 
A Seleção
 
A seleção dos alfabetizadores deverá considerar os seguintes critérios: o candidato deve, preferencialmente, ser professor das redes públicas de ensino; ter no mínimo, formação de nível médio completo e ter experiência anterior em educação, de preferência em educação de jovens e adultos.
 
Os cursos de alfabetização terão duração e carga horária de 8 (oito) meses, com no mínimo 320 (trezentos e vinte) horas/aula. Serão oferecidos cursos de Formação Inicial e Formação Continuada.
 
A análise dos currículos será de 11 a 13/10 e a divulgação dos currículos selecionados de 14 a 15/10. O alfabetizador recebe, além da declaração de voluntariado, uma bolsa de R$ 250 por turma e pode ser responsável por até duas classes, desde que uma delas tenha no mínimo 20 alunos.
 
O programa
 
O PBA – Programa Brasil Alfabetizado - é um programa que foi criado em 2003 pelo governo federal através do MEC – Ministério da Educação – com a chancela da UNESCO. O programa foi instituído pelo Decreto 6.093/2007. Adicionalmente aos decretos de instituição do programa, este tem amplo amparo em outros mecanismos legais, como a própria Constituição Federal em seu Artigo 208º, bem como na definição dos direitos sociais de cada cidadão brasileiro, definidos nesta carta.
 
O PBA tem como público alvo todo e qualquer cidadão analfabeto que possua 15 anos ou mais. O intuito é dar possibilidade de todos os cidadãos terem acesso à cidadania por meio da educação. Pode-se afirmar que o objetivo central do programa é universalizar a educação. Desenvolvido em todo o território nacional e com atendimento prioritário aos municípios que apresentam os piores índices relacionados a taxa de analfabetismo.

Maiores informações pelo telefone 3901-3317.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS