Pela primeira vez Rondônia participa do encontro que reúne Pontos de Cultura de todo país para troca de experiências e apresentação de suas ações artísticas e educacionais. Até o dia 31 de maio representante das 31 instituições contempladas com Pontos de Cultura em Rondônia, os técnicos da Secel – Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer, Carlos Castro e Gelson Bernard e o coordenador dos Pontos de Cultura no estado, José Monteiro, participam da “Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais”.
São mais de três mil participantes entre artistas, delegados e representantes de instituições conveniadas com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, e com os estados e municípios, em parceria com o Programa Mais Cultura.
“Os Pontos de Cultura do estado receberam a primeira parcela dos recursos no início do ano e estão na fase inicial de trabalho. Participar desse encontro será um grande estímulo para eles, pois conhecerão o trabalho realizado por instituições que já atuam como Pontos de Cultura há muito mais tempo”, comenta Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Além de acompanhar a equipe de Rondônia o coordenador estadual do programa, José Monteiro, viajou com mais um desafio: levar ao Ministério da Cultura a intenção do Governo do Estado de ampliar o número de Pontos de Cultura em Rondônia. “Este é um importante programa de desenvolvimento das manifestações culturais e em Rondônia ainda há muitas iniciativas que não foram contempladas. Vamos iniciar esse diálogo com o MinC para viabilizar mais recursos e beneficiais mais artistas e produtores culturais de nosso estado”, completa Monteiro.
Rondônia também participará da Mostra Artística do encontro. Ariana Boaventura, do Ponto de Cultura Coletivo Madeirista fará a performance artística “Inventário das Sombras” representando os 30 Pontos de Rondônia. Definido pelos próprios criadores como um “projeto híbrido de intervenção urbana”, o Inventário das Sombras é uma proposta estética inclusiva, socializadora e generativa de código social.
O encontro
Durante a realização deste 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, serão promovidos o 3º Fórum Nacional de Pontos de Cultura, a Teia das Ações – Conceitos e Práxis e a Mostra Artística, para a qual foram selecionados cerca de 90 propostas: espetáculos de música e apresentações de artes cênicas, de artes visuais, de artes integradas e de cultura popular.
A Teia Brasil 2010 contará, ainda, com outras diversas atividades abertas ao público como homenagens, cortejos e mais manifestações culturais. Toda a programação será desenvolvida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema), em Fortaleza.