Porto velho é a terceira capital com mais casos de dengue no país
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Número de suspeita de dengue hemorrágica cresce em Porto Velho. De acordo com o Ministério da Saúde, a capital é a terceira do país com o maior índice de infestação, 2,6, o que coloca o município no topo da lista das 102 cidades em situação de alerta.
No último final de semana uma morte foi registrada. O filho de Léia França informou que a mãe começou a sentir os primeiros sintomas, dor de cabeça, no corpo e febre e pensando ser uma virose se automedicou. Mas, ao perceber que a situação piorava decidiu ir até uma unidade de saúde.
A paciente com suspeita de dengue hemorrágica, segundo a família, morreu com choque analifático, durante o atendimento.
Conforme a gerência médica do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), referência no assunto, mais de 70 pessoas foram internadas com suspeita da doença. Com base em dados parciais, o secretário de saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, informou que já foi iniciado o trabalho de burrificação espacial, o fumacê e os mutirões nos bairros mais atingidos.
Demanda
De acordo com o secretário de saúde, o teste rápido de dengue é feito também nas quatro policlínicas do município. Ele afirmou que 50 médicos e 60 técnicos de enfermagem foram contratados no ínicio do ano. Para atender a demanda, mais 20 médicos serão contratados, os quais aguardam a posse legal para iniciar o trabalho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!