Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram unânimes ao aceitar o pedido do governador Ivo Cassol, para permanecer no cargo até o julgamento do mérito do recurso Ordinário que ainda chegará ao TSE. A decisão foi tomada durante sessão extraordinária desta quarta-feira(19).
Ao levar o caso para ser analisado pelos demais ministros da Corte, o relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, votou no sentido de conceder o pedido, considerando que um dos argumentos do recurso é de que o processo deverá ser anulado porque o vice governador não foi citado para o julgamento. “Ou seja, essa questão em si pode significar a anulação de todo o processo”, destacou o relator.
A decisão desta quarta-feira (19), suspende determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que obrigava tanto o governador quanto o seu vice, João Aparecido Cahulla, a deixarem o cargo, bem como convocava nova eleição para o próximo dia 14 de dezembro.
No último dia 6 de novembro, o ministro Arnaldo Versiani atendeu pedido do governador para permanecer no cargo até a publicação da decisão do TRE sobre o recurso apresentado naquela instância.
TRE
Ainda na tarde desta quarta-feira, os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), aprovaram por unanimidade a Resolução das eleições que aconteceriam no dia 14 e o calendário eleitoral.