Cartelas de medicamentos para hipertensos e diabéticos ganham cores para facilitar identificação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um laboratório público brasileiro resolveu colorir as embalagens para facilitar a vida dos pacientes. Atualmente as cartelas dos remédios são da mesma cor, o que causa muita confusão.
“Mais de 50% das medicações são retiradas nas farmácias por pacientes idosos e, por causa do envelhecimento, muitos têm mais dificuldade para enxergar. Além disso, as cartelas dos remédios são muito semelhantes e a letra na caixa é muito pequena”, diz o médico geriatra Carlos Uehara.
Pra diminuir as dúvidas, começaram a ser usadas cores diferentes na linha de produção. O laboratório optou pela diferenciação nas cartelas dos remédios para hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. “Ter vários remédios com a mesa aparência, tanto na cartela quanto no formato, dificulta a vida do paciente. Diferenciar o produto faz uma enorme diferença”, acredita o médico Ricardo Oliva.
Mudar a embalagem ajuda, mas também são necessárias mudanças atrás do balcão. Nos próximos dias, todos os farmacêuticos e pessoas responsáveis pela distribuição dos remédios serão convocados para participar de cursos de capacitação. A idéia é reforçar a importância de que toda entrega precisa ser acompanhada de orientação ao paciente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!