Acadêmicos de Pedagogia desenvolverão projeto sobre Educação Indígena em Laje Novo
“O Cotidiano Indígena- Explorando as diferenças e aproveitando a possibilidade de troca e aprendizado recíproco”, este é o tema do projeto a ser desenvolvido pelas turmas do curso de Pedagogia, do 8º período da Faro, na aldeia indígena Laje Novo, em Guajará-Mirim.
Segundo a Coordenadora do projeto, professora Cleuza Avello Corrêa, a atividade fornecerá aos acadêmicos o conhecimento da cultura, hábitos, religião, arte, língua, escrita e modo de vida dos indígenas. “E não é só isso, com a realização deste projeto, estaremos dotando nossos acadêmicos de fundamentos e práticas da educação indígena, capacitando-os para atuarem nesta área”, disse a educadora.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Faro, Benilce Matos, acrescenta que o exercício da interdisciplinaridade se traduz pela integração das disciplinas em ambientes extraescolares, sejam esses ambientes representados pelo mundo social dos acadêmicos ou ainda não explorados pelos mesmos, de forma a cristalizar a dimensão das práticas educativas na sua relação com as teorias.
“Nesta atividade estaremos proporcionando ao aluno a vivência da língua indígena, promovendo o espírito de cooperação e a prática social, estimulando a interação verbal e evidenciando as transformações ocorridas na cultura indígena no mundo contemporâneo”, ressaltou a coordenadora.
Também estão envolvidos neste projeto os professores: Elza Jacarandá, Gisele Estácio, Hércules Borges, Solange da Costa, Waldemarina Vieira, que acompanharão os estudantes, auxiliando-os durante todas as pesquisas na aldeia.