*O prefeito Roberto Sobrinho encaminhou mensagem para a Câmara Municipal, sugerindo a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, justificando os princípios básicos de defesa civil para o município de Porto Velho.
*De acordo com o decreto lei 006/81, do Governo do Estado, cada município deve zelar pela saúde, higiene e vigilância pública, mas para isso Porto Velho tem apenas uma comissão municipal de defesa civil, criada em fevereiro de 97, por uma necessidade emergencial.
*Segundo o prefeito, se o projeto for aprovado pelos vereadores, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil vai fortalecer o Poder Público nas ações de prevenção e preparação contra os riscos de desastres e também na reconstrução, quando não for possível evitar calamidades.
*A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil vai desenvolver atividades de prevenção, de socorro assistencial e reconstrutivo, restabelecendo a normalidade social no município. A coordenadoria também vai atuar em desastres naturais ou provocados pelo homem, que causem danos materiais ou ambientais.
*A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec será composta de um coordenador, um conselho formado por representantes das secretarias e órgãos administrativos do município, das administrações estadual e federal, por representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo, além de representantes de segmentos da sociedade. A coordenadoria também vai funcionar com um setor técnico e um operativo.
*A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil será subordinada a Assessoria Militar da Prefeitura Municipal e poderá ter núcleos comunitários de Defesa Civil formados por grupos dos distritos, vilas, povoados e bairros da capital