Estado pretende estabelecer cooperação entre secretarias através de gerenciamento em saúde
*Com o objetivo de aumentar a qualidade do serviço público prestado à população, a administração Ivo Cassol através da secretaria de Estado da saúde (Sesau) está realizando em Porto Velho uma Oficina para Elaboração de Cooperação Técnica. O evento, que iniciou ontem (25) e se estende até a próxima sexta-feira, tem como meta implantar um projeto de gerenciamento em saúde envolvendo todas as secretarias da administração estadual. O trabalho está sendo feito em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
*“O governo do Estado está buscando formas de melhorar cada vez mais o sistema de saúde, a participação de todas as áreas da administração é essencial para desenvolvimento do trabalho. O gerenciamento em parceria envolve logística e trabalhos diretos, pois todas as ações da administração refletem em benefícios a saúde pública”, disse Milton Moreira, secretário da Sesau.
*A Opas enviou técnicos para discutir em conjunto com servidores da secretaria de Saúde a implantação do projeto. A integração das secretarias estaduais possibilitará uma política pública de saúde mais ampla. A oficina abordará temas como: desenvolvimento de um modelo de gestão, aprimorar sistemas de informação em saúde, fortalecimento em recursos humanos e cooperação técnica.
*Cooperação técnica - Segundo o representante nacional da entidade, Horacio Toro a Opas e o mais antigo organismo internacional de cooperação técnica do mundo, responsáveis por inúmeras conquistas para a melhoria da saúde pública “Todo esse esforço é direcionado para alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães, crianças, idosos, pobres e trabalhadores”.
*A Opas, que atua em 37 países, também tem a intenção de transformar o trabalho em Rondônia em um programa piloto para ser implantado em outros Estados. O grupo é um órgão ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), que desenvolve estudos e trabalhos relacionados a projetos e ações em saúde pública nas Américas.