ESPAÇO ABERTO: SEFIN omite informações e prejudica prefeituras em todo o estado

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: SEFIN omite informações e prejudica prefeituras em todo o estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
FAZENDA
 
Há um mês a Secretaria de Estado da Fazenda anunciou em Live que estaria liberando para as prefeituras os arquivos de movimentação financeira com cartões. A medida é em cumprimento a uma Lei de 2016 e serve para ajudar os municípios a recuperar dinheiro sonegado em operações financeiras.
 
NADA A VER
 
Acontece que após o anúncio da Sefin, os municípios começaram a ir atrás dos arquivos e receberam gato por lebre.  Acontece que a Secretaria de Fazenda está liberando apenas o arquivo com a movimentação total de cada operadora, o que não serve para os municípios. 
 
BALAIO
 
Ao não pontuar as operações a Sefin comete o erro gravíssimo de misturar tudo, não permitindo aos municípios diferenciar quem sonegou de quem não sonegou.
 
TÁ NA LEI
 
O artigo 127 da Constituição Estadual de Rondônia estabelece que seja enviado mensalmente os arquivos das movimentações de cartões para todas as cidades. A medida é para que as prefeituras possam cobrar as administradoras de cartões em caso de ISS sonegado, bem como os contribuintes locais que prestaram serviços e não emitiram notas fiscais mas receberam os pagamentos com cartões.
 
EXEMPLO
 
Qualquer leigo sabe que para se cobrar alguém é preciso provar como ocorreu a dívida, nesse caso em questão a cobrança refere-se a transação comercial que aconteceu via cartão de crédito ou débito.
 
PONTUAL
 
O arquivo só com o montante geral de cada administradora de cartões impossibilita as prefeituras de provar onde foi contraída a dívida. É impossível para as prefeituras dizerem que tal operadora deve, por exemplo, 1 milhão de reais e não identificar onde houve a sonegação.
 
CONTESTAÇÃO
 
Aliás, a primeira coisa que a operadora vai solicitar é a comprovação de como o município chegou ao valor pleiteado. E isso só corre com a identificação pontual de cada operação.
 
JÁ PERDEU
 
A lerdeza da Sefin já fez caducar alguns milhões de reais que poderiam ser recuperados. É que judicialmente os municípios só podem buscar os últimos 05 anos sonegados. Como estamos na metade de outubro, faltam apenas 2 meses e meio para as 52 cidades de Rondônia perderem o ano de 2015.
 
OUTRO LADO
 
A SEFIN, como é de praxe, não respondeu os questionamentos da coluna.
 
AROM
 
A entidade que representa todos os municípios de Rondônia, que se encontra a Deus dará após a prisão da presidente Gislaine Clemente, prefeita de São Francisco do Guaporé, não respondeu os questionamentos da coluna.
 
AROM 2
 
Aliás, eu sinceramente gostaria de saber qual a utilidade dessa entidade. Quais municípios que ela já beneficiou e de que forma. Eles tem sede, diretoria e uma atuação tão eficaz quanto o enxugamento de gelo.
 
DEBATE
 
Rondoniaovivo promove reunião na segunda-feira,19, com representantes dos candidatos a prefeito para definir as regras do debate. O debate será presencial e com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Rondoniaovivo.
 
 
DISCUSSÕES
 
Será uma grande oportunidade para os candidatos esclarecerem propostas e questionar projetos que estão sendo apresentados pelos demais concorrentes. O debate do Rondonaiovivo tem parceria com o Grupo Sapiens.
 
LOTAÇÃO
 
Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) estiveram na agência do Banco do Brasil da avenida Calama, em Porto Velho. Os sindicalistas ficaram apavorados com a fila quilométrica de clientes e usuários aglomerados e expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.
 
REDUÇÃO
 
De acordo com o Sindicato, a agência tinha mais de 20 funcionários, mas após a última reestruturação do banco, ficaram apenas 10. Sendo que apenas três funcionários estariam fazendo o atendimento na terça-feira, 13/10.
 
OUTRO LADO
 
O superintendente do Banco em Rondônia, Édson Lemos, teria informado ao sindicato que a agência está com atendimento contingenciado e que a gerencia estaria conduzindo a situação e fazendo o possível para agilizar o atendimento.
 
HIPOCRISIA
 
É impressionante o que os bancos, de modo geral, fazem com clientes. São filas enormes, caixas que não funcionam e poucos funcionários para atender uma demanda que só cresce. O lucro das instituições é astronômico, mas a qualidade no atendimento horrorosa.
 
AGENDA DE CAMPANHA
 
ZONA LESTE
 
O candidato Breno Mendes se reuniu com moradores da Zona Leste e defendeu gestão participativa garantindo que fará um mandato em campo, fora dos gabinetes oficiais.
 
PRODUTORES RURAIS
 
Em visita à zona rural Ronaldo Flôres garantiu que vai priorizar as ações para a agricultura familiar. Ronaldo defende conhecimento, capacitação e inovação aos produtores rurais como forma de fortalecer a agricultura familiar. 
 
INVESTIMENTO
 
O candidato do Solidariedade garante que o gestor tem que se comprometer com políticas de apoio aos agricultores principalmente os mais vulneráveis, fazendo com que eles possam ser inseridos num ambiente mais competitivo.
 
ASFALTO
 
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) disse ontem em programa de TV que um dos principais problemas da capital é o asfaltamento. Hildon reforçou que em sua gestão já foram asfaltados pelo menos 50% da demanda existente.
 
NÃO HOUVE PROMESSA
 
Hildon Chaves lembrou que não se comprometeu em asfaltar nenhuma rua quando concorreu à prefeitura pela primeira vez. O motivo seria o fato de não saber exatamente o que havia para ser feito e  em que condições encontraria o maquinário do município.
 
REELEIÇÃO
 
Hildon disse ainda que resolveu se candidatar à reeleição por duas razões: Não podia se acovardar em razão das dificuldades que surgirão a partir de 2021 e a necessidade de dar continuidade ao trabalho que já está em andamento.
 
SANEAMENTO
 
O candidato a prefeito pelo PSL, Sargento Eyder Brasil, também participou de entrevista onde falou sobre a falta de saneamento básico na capital. Eyder disse que nos últimos oito anos Porto Velho esteve entre os 5 piores lugares do ranking de todo Brasil, o que, segundo o candidato, resulta em mais da metade da população sem acesso a coleta de esgoto e água tratada.
 
DISCUSSÃO
 
O candidato do PSL promete implantar equipe em cada região da cidade para um canal de ouvidoria. Segundo Eyder, o objetivo é ouvir o povo e reconstruir Porto Velho.
 
PESQUISA
 
Ibope divulgou ontem pesquisa feita em Porto Velho. Os cinco primeiros nomes que aparecem são Hildon Chaves com 23%, Vinícius Miguel, 12%, Cristiane Lopes, 9%, Breno Mendes, 7% e Lindomar Garçon, 6%.
 
OUTROS DADOS
 
Na sequência vem Coronel Ronaldo Flores, 5%, Williames Pimentel, 4%, Sargento Eyder Brasil, 3%, Leonel Bertolin, 1%, Pimenta de Rondônia, 1%, Ramon Cujuí, 1% e Samuel Costa, 1%. Levantamento foi feito entre os dias 12 e 14 de outubro.
 
ANÁLISE
 
Conversei com lideranças de quase todos os partidos e o questionamento dos resultados é unanime. A maioria diz que é normal Hildon Chaves aparecer na frente já que é o atual prefeito e tem militância forte, no entanto os percentuais a seguir seriam questionáveis.
 
RONALDO FLORES
 
A coordenação do candidato disse que o índice de 5% vem ao encontro do trabalho que Ronaldo está realizando junto aos bairros e distritos de Porto Velho. 
 
WILLIAMES PIMENTEL
 
Os coordenadores da campanha do candidato do MDB dizem que o corpo a corpo com os cidadãos portovelhenses e as manifestações dos eleitores não correspondem à pesquisa apresentada.
 
BRENO MENDES
 
A coordenação do candidato informou que a pesquisa é equivocada e não reflete o sentimento que a militância tem percebido nos encontros políticos que vem sendo realizados.
 
SAMUEL COSTA
 
O candidato do PC do B disse que levando em consideração a margem de erro todos os candidatos estão praticamente empatados. Para Samuel a eleição está indefinida e há bastante tempo ainda para a população decidir o voto.
 
PIMENTA DE RONDÔNIA
 
O candidato a prefeito pelo PSOL disse que a pesquisa é uma fraude e que as urnas vão mostrar uma realidade completamente diferente do que o Ibope tenta mostrar.
 
HILDON CHAVES
 
A coordenação do candidato disse que levando em consideração a margem de erro, os números se assemelham aos das pesquisas de consumo interno.
 
SEM COMENTÁRIOS
 
Vinicius Miguel, Eyder Brasil, Ramon Cujuí, Leonel Bertolin e Cristiane Lopes não responderam os questionamentos da coluna.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS