Confira a coluna
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
NATAL MAIS FELIZ
O Papai Noel dos Correios 2019, a boa iniciativa que começou com os carteiros e não no alto escalão da empresa, começa nesta segunda (04). Para adotar cartinha e fazer uma criança feliz, basta entrar no site da estatal.
AGROINDUSTRIA
Nesta segunda-feira (4), das 7h às 17h, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, rua Pio XII, 373, o Governo de Rondônia realiza uma exposição de agroindústria familiar com o propósito de fomentar a economia dos pequenos produtores.
SAÚDE
Nesta segunda-feira (04) tem audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia para discutir a construção de um novo Pronto Socorro de Urgência em Porto Velho.
REVOLTADO
O deputado federal Mauro Nazif, participou de audiência pública na quarta (30), na Comissão de Minas e Energia, da Câmara dos Deputados em Brasília. O tema da reunião: o golpe da taxação da produção de energia solar fotovoltaica e geração distribuída. Com ânimos acirrados Nazif questionou o que o governo vem fazendo no setor: “O governo federal esses dias anunciou inúmeras empresas para privatização. Uma delas, a Eletrobras, teve um aumento repentino de suas ações com o anúncio da taxação da energia solar. Então só com o anúncio já deu para ver a quem interessa isso, as empresas e ao governo, só não interessa a população”, disse Nazif, dirigindo- se ao Diretor Rodrigo Limp, representante da Aneel, na audiência.

GUERRA CIVIL
A situação vivida pela Bolívia tende a piorar a cada dia. Inconformada com possibilidade de fraude nas eleições que reelegeram Evo Morales para o 4° mandato na presidência do País a população foi para as ruas. Cidades estão sitiadas, bancos, aeroportos, supermercados, todos fechados, grupos violentos de centenas de militantes estão invadindo bairros e atacando moradores. Centenas de estudantes universitários brasileiros que residem na Bolívia estão apavorados e querendo sair do país.
APROVADO
Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, Projeto de autoria da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), que suspende a exigência de que as autoescolas possuam, no mínimo, dois veículos automotores de duas rodas e dois veículos automotores de quatro rodas, para serem credenciadas ao trabalho.
TEXTO ORIGINAL
Conforme a Resolução 358/10, as empresas que formam condutores para a categoria B (automóveis e caminhonetes) devem possuir, pelo menos, dois veículos com câmbio mecânico e no máximo oito anos de fabricação. Para a categoria C (caminhão), a exigência é de um veículo de carga com Peso Bruto Total (combinação entre o peso do veículo e da carga) mínimo de 6 toneladas e no máximo 15 anos de fabricação.
INVIÁVEL
Para Jaqueline Cassol a exigência do Contran não está alinhada com a realidade econômica dos pequenos municípios brasileiros: “Se cobra um investimento desproporcional ao volume de alunos que serão atendidos por essas autoescolas. Queremos viabilizar o surgimento de novos centros de formação, ampliar o direito de dirigir do cidadão e, principalmente, criar emprego, gerar renda e oportunidade para os brasileiros, e claro, para os municípios rondonienses”, explicou a deputada.

TRAMITAÇÃO
O projeto foi aprovando pela Comissão de Viação e Transportes. Agora será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.
MÁQUINAS
Nesta segunda-feira (4), às 15h, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, o Governo de Rondônia realiza a entrega de 321 máquinas e equipamentos do programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa para fortalecer as administrações municipais com equipamentos que fomentem o setor produtivo. A solenidade contará com a presença do Ministro da Defesa, Gen. Fernando de Azevedo, e o Diretor do Projeto Calha Norte Gen. Ubiratan Poty.
VILHENA NA SEMIFINAL
A estudante Júlia Silva Jovino, de 10 anos, se classificou para a semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A poesia intitulada “Portal da Amazônia” venceu as etapas municipal e estadual. Agora ela segue para São Paulo para participar da semifinal, de 4 a 6 de novembro. O tema deste ano foi “o lugar onde vivo”. Júlia é aluna do 5° ano da Escola Municipal Ângelo Mariano, em Vilhena.
SATÉLITE E CIA AJUDARAM
Satélites norte-americanos sobre o Atlântico ajudaram autoridades brasileiras a identificar o navio petroleiro grego que inundou o mar de petróleo, poluindo a costa brasileira. A CIA, agência central de inteligência dos Estados Unidos, que monitora o bloqueio econômico à ditadura da Venezuela, também foi acionada pelo presidente Donald Trump, em atenção ao amigo Jair Bolsonaro, para ajudar na busca.
OPERAÇÕES MILITARES
São de natureza estratégica (militar) e meteorológicos os satélites que auxiliaram o Brasil a identificar o petroleiro grego Boubloulina. Para fornecer rotas de petroleiros satélites americanos continuam a “refinar” imagens captadas entre julho e setembro.
ARRESTO
De acordo com as leis brasileiras e internacionais, basta o Tribunal Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, decretar o arresto do navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, que segundo a Polícia Federal é responsável pelo derramamento do óleo que se espalhou pelo litoral brasileiro, que a decisão será cumprida em qualquer porto ou país em que atracar. O navio está novamente perto da África do Sul.
SANSÕES
Cabe ao Tribunal Marítimo do Brasil julgar os acidentes e fatos da navegação e pode também aplicar penas como multas e arresto. O presidente do Tribunal Marítimo é o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, da Marinha brasileira.
PÉSSIMO DESEMPENHO
A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgou estudo avaliando o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras. A conclusão é que 73,9% desses municípios estão em situação fiscal difícil ou crítica. São 3.944 cidades nesta condição, incluindo nove capitais; Florianópolis, Maceió, Belém, Campo Grande, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Luís e PORTO VELHO.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!