Acessibilidade é uma iniciativa que garante a todas as pessoas, independentemente de suas limitações, aproveitar opções de lazer, como assistir a um filme, por exemplo.
No CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia, esse é um aprendizado e compromisso, pois as sessões incluem a implementação de recursos como legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de acessos físicos adequados nas salas de exibição. Esse acolhimento, tem como objetivo promover a melhor experiência para todos os públicos.
Na noite desta terça-feira. 06 de agosto, foi possível vivenciar a importância dessas ações, pois tanto os filmes exibidos tinham temas relacionados a acessibilidade, como houve a participação de pessoas com deficiência na plateia.
O ator Guilherme Sussuarana, protagonista do curta “E assim aprendi a voar”, com direção de Antonio Fargoni, participou de bate-papo mediado pelo cinéfilo e criador do perfil @cinemacro.com.br, Guilherme Mac-Lins. Ao final da sessão o ator falou sobre a importância do cinema em sua vida e como participar de uma produção audiovisual mudou sua percepção. O curta já foi selecionado para o Festival de Brasília 2024, Cine Minhocão 2025, Festival Guarnicê de Cinema e irá representar Rondônia no Festival internacional de curtas de São Paulo. Toda essa movimentação ampliou o olhar de Guilherme. “o cinema pode abrir portas para outras pessoas com deficiência, para que a gente possa ter mais espaço e cinema voltado para as pessoas com deficiência”.
A participação de familiares e amigos de longa data tornou a sessão mais emocionante. Os relatos e depoimentos ao longo do bate-papo demonstraram os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, seja na estrutura física ou nas atitudes das pessoas. Promover acessibilidade é tratar com dignidade e respeito todas as pessoas, tornar visível suas necessidades. “Não é a gente que deve se adaptar ao local e sim o local que deve ser adaptado para nós”, enfatizou Sussuarana.
A comunidade surda ficou surpreendida com o longa "Nem toda história de amor termina em morte, dirigido por Bruno Costa. Após o filme, houve discussão em Libras, onde cada espectador expressou suas impressões.
A programação oficial do 3º Cine RO - Festival de Cinema de Rondônia encerra neste sábado com exibição do curta "Planeta Fome", animação dirigida por Edier William, mas o Festival continua no formato virtual, com exibição nas escolas, baixo madeira e sessões especiais com mostras paralelas.
PROGRAMAÇÃO 08/08/2025
20h - Mostra de Curta-Metragem
Classificação indicativa: 14 anos
Filmes:
Nicobé – dir. Jota Carmo, 23', SP
Quarto Vazio – dir. Julia Vidal, 18'47'', PR
O estranho comportamento dos corpos celestes – dir. Naomi Matsui, 15', SP
Outros Abrigos – dir. Thiago Cardoso, 18'45'', PR
*Sessão acessível: LIBRAS
Local: Tapiri - Rua Franklin Tavares 1353, Pedrinhas
08/08/25 - MOSTRA AMAZÔNICA (virtual)
Nas Margens do Rio, dir. Carlos Santana, 21'56'', RO
E Assim Aprendi a Voar, dir. Antonio Fargoni, 14', RO
Stop Fogo!, dir. João Paulo Palitot & Virgínia Duan, 3'50'', RO
Prontos Para a Colheita, dir. Karen Boock, 14', RO
O Som da Iara (Audiodescritivo), dir. Jailson Mota & Humberto Junior, 18', PA
Praça Amazonas, dir. Ramiro Quaresma, 20', PA
Curandeiras, dir. Raissa Araujo, 25', PA
O Eremita, dir. Juan Lopes, 13', AM
Regresso, dir. Andreev Veiga, 2'16'', PA
Rocinha, Aqui Não Tem Flores, dir. Will lee da Silva Santos, 23', PA
Antes da Linha de Chegada, dir. Waldemar Castro, 10', MA
Mercado de Histórias, dir. Alcinethe Damasceno, 19', AC
Tu Oro, dir. Rodrigo Aquiles, 15', AM
Visagens e Visões, dir. Rod Rodrigues, 18'59'', PA
Resistência, dir. Juraci Júnior, 9'16'', RO
Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari, dir. Andrei Miralha & Petronio Medeiros, 9'18'', PA
MULHERES (EM) TRANS/E, dir. Milla Paz, 20', PA
Cores Queimam, dir. Felippy Willy Das Neves Damian, 9'33'', MT
Outro Lugar, dir. Perseu Azul, 15', MT
09/08/2025
20h - Cerimônia de premiação
Filme convidado: Planeta Fome – dir. Édier William, 15’, RO
Local: Tapiri - Rua Franklin Tavares 1353, Pedrinhas
01 a 31/08/2025
MOSTRA VIRTUAL
Os filmes serão disponibilizados por tempo limitado no site https://festcinero.com/
A 3ª edição do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia foi contemplada pelo Edital 06 - Fomento para formação, difusão e apoio às salas de cinema, da Lei Paulo Gustavo. Conta com recursos da Lei Rouanet. Com produção da Zenital Produções, co-produção da Funcer e parceria do Itaú Cultural Play. O patrocínio é do Itaú e a realização é do Fedec, Sejucel, Governo do Estado de Rondônia, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.
A programação completa e as novidades da 3ª edição do CINE RO estão disponíveis no Instagram @festcinero ou no site
https://festcinero.com