Festival Mova-se e exposição são atrações no Palácio das Artes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Palácio das Artes Rondônia apresenta neste fim de semana o Mova-se – Festival de Dança: Solos, Duos e Trios e a Exposição de Artes
Plásticas com telas de oito artistas de Porto Velho, entre eles João Zoghbi, Geraldo Cruz, Franciney, Homero, Samira, Assis Chateaubriand, Vrena e Margot. O festival, que tem como idealizador, João Fernandes, está em sua sexta edição e pela primeira vez será aberto e realizado fora do Estado do Amazonas.

“Tata-se de uma novidade que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os artistas”, explicou João Fernandes.
Além das apresentações de dança, serão ministradas as oficinas de Dança Clássica Intermediárias e de Dança História do Corpo, ambas na Academia Opus Ballet, na sexta-feira e sábado (7 e 8), respectivamente.
“São apenas 30 vagas para cada oficina”, alertou a diretora artística do Palácio das Artes, Gilka Lobo, citando que haverá também o 2º Fórum Norteamento em Dança e o lançamento do livro Política da Dança. “Para o segmento da dança em Rondônia, essa é uma grande oportunidade de trocar experiências com dançarinos de outras regiões, e um incentivo à discussão das leis e editais relacionados aos projetos para produção de espetáculos”, observou Gilka.
As apresentações artísticas de dança começam na sexta feira com o espetáculo “A Sagração da Primavera”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), a partir das 20h. No domingo (9) será a vez do premiado “Teresinhas”, do Grupo Meme de Pesquisa do Movimento do Rio Grande Sul, com duas seções, a primeira às 16h e a segunda às 20h. A programação conta, ainda, com a apresentação de grupos locais. “Não terá cobrança de ingresso”, adiantou Severino Costa, presidente da Fundação Palácio das Artes de Rondônia (Funpar).
A sexta edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios” é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, e o apoio do governo do Estado do Amazonas, prefeitura de Manaus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e a Funpar.
O festival, contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014, é uma realização do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!