*O escritor Paulo Kawanami, residente na região de Cacoal e Pimenta Bueno há mais de 20 anos, estará lançando mais um de seus livros no próximo dia 05 de setembro, no Colégio Concórdia, a partir das 08 horas da manhã, com uma seção de autógrafos. Dentre os títulos lançados pelo autor, destacam-se A Sementinha, O Menino Gotas D´Água, Água Genuína, O Peixe Ninho, As Aventuras de João Pássaro, Pólen, O Menino das Roseiras, A Garotinha 100%, além de uma coletânea de livretos.
*Paulo Kawanami integra a Academia Brasileira de Literatura Infanto-Juvenil e vem se destacando na atualidade como um dos maiores escritores do gênero na região amazônica.
Ao falar sobre seu trabalho dedicado principalmente às crianças e adolescentes, Paulo Kawanami enfatiza que a transformação do mundo começa pelas crianças e ressalta que se nós quisermos combater a violência e transformar o nosso país em um exemplo de dignidade e coerência política e social teremos de investir maciçamente na educação infanto-juvenil.
*Descente de japoneses, Paulo Kawanami morou no Japão durante uma temporada, mas ressalta que o Brasil ainda é o melhor país para se viver. “Falta melhorar muita coisa em nosso país e o ideal seria aliarmos o bom humor e a hospitalidade brasileira ao senso de organização de países como Japão e Cingapura onde ruas e calçadas vivem permanentemente limpa porque as pessoas sabem que não devem poluir o meio ambiente”, afirma.
*Paulo Kawanami tem abordado principalmente o meio ambiente em seus textos literários e um de seus temas preferidos é a conservação de nossos rios, lagos e igarapés. “Eu amo a natureza, os nossos rios, nossas florestas e penso que poderíamos ser muito mais felizes se em vez de derrubarmos floresta e assorearmos as margens de nossos rios, plantássemos árvores e cuidássemos delas. A despeito da necessidade humana de produzir alimentos e bens de consumo, penso que é perfeitamente possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Ao se referir a falta de preservação, algumas pessoas dizem que falta vontade política, mas eu digo que falta vontade humana, pois a classe política nada pode fazer se as pessoas não fizerem a sua parte”, argumenta.
*
Agradecimentos - A respeito do lançamento deste dia 05 de setembro, no Colégio Concórdia, Paulo Kawanami enfatiza que o lançamento de novos títulos editoriais neste ano só foi possível graças ao apoio de diversos empresários e mesmo de pessoas físicas que lhe deram todo o suporte necessário ao seu empreendimento. “Quero externar meus sinceros agradecimentos a todos que colaboraram para o êxito de nosso trabalho e desejar-lhes que o bom Deus continue a iluminar seus caminhos e coroa-los de bênçãos. Tenham certeza de que vocês, ao contribuírem com este humilde escritor, estão deixando um legado importante às futuras gerações, incentivando-as para que nunca abandonem o hábito da leitura. Mais do que nunca, pais e mestres devem estar atentos para que as crianças consigam conciliar os passa-tempos modernos como a televisão, a internet e os jogos eletrônicos com o sadio hábito de ler. As novas tecnologias são importantes, mas serão a perdição da humanidade se não conseguirmos equilibrar entretenimento e conhecimento”, finalizou.
*
Veja também: *
CULTURA - Trem de São João será neste sábado
*
Zuza Carneiro relança revista Shopping News
*
Natureza, história e rock na sétima edição da “Festa no Casarão”