Com a aproximação do pagamento da primeira parcela do 13º salário, muitos brasileiros já planejam como utilizar o benefício — e a prioridade, neste ano, é colocar as contas em dia. Uma pesquisa da Serasa, realizada em parceria com o instituto Opinion Box, revela que quatro em cada dez consumidores que pretendem usar o valor irão destiná-lo ao pagamento de dívidas, um avanço significativo de oito pontos percentuais em relação a 2024. O dado ganha relevância em meio aos últimos dias do Feirão Serasa Limpa Nome, que segue até as 23h59 deste domingo (30).
O levantamento aponta que 81% dos trabalhadores pretendem utilizar integral ou parcialmente o benefício. Entre eles, 39% têm como principal objetivo quitar dívidas; 19% afirmam que usarão o dinheiro para pagar contas básicas; e outros 18% pretendem limpar o nome. Para a diretora da Serasa, Aline Maciel, o momento é decisivo: “Com milhões de ofertas disponíveis, esta é uma oportunidade concreta para quem deseja usar o 13º salário de forma estratégica e iniciar 2026 com mais tranquilidade financeira”.
A pesquisa revela ainda que 19% dos entrevistados preferem guardar o valor integral do benefício, repetindo o índice registrado no ano passado. Entre os que pretendem poupar parcial ou integralmente, 27% desejam formar uma reserva de emergência (ante 29% em 2024); 26% querem investir (queda em relação aos 38% do ano anterior); e 15% pretendem direcionar o dinheiro para a poupança (ante 21% em 2024).
Apesar do comportamento mais cauteloso, o benefício exige planejamento. Para 74% dos consumidores, o 13º é uma oportunidade real de reorganização financeira, enquanto 66% afirmam elaborar previamente como irão utilizá-lo. Por outro lado, 41% reconhecem que a ausência do pagamento poderia comprometer o orçamento familiar, afetando contas e gastos típicos de fim de ano.
Segundo Aline, o uso consciente é fundamental: “Receber este benefício é sempre uma oportunidade importante para reorganizar o orçamento, mas o recurso precisa ser usado com consciência. Priorizar dívidas, contas essenciais ou a construção de uma reserva de emergência traz mais estabilidade para o ano seguinte”.
Feirão Serasa Limpa Nome entra na reta final
As condições especiais de negociação seguem disponíveis até domingo (30), com mais de 660 milhões de ofertas e descontos que podem chegar a 99%, além de opções de parcelamento. As negociações podem ser feitas pelos canais oficiais: site, aplicativo, WhatsApp e agências dos Correios — que oferecem atendimento sem taxas até 30 de novembro.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 31 de outubro de 2025, com 1.131 entrevistados, e margem de erro de 2,9 pontos percentuais.