CONSCIENTIZAÇÃO: Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas acontece no Rio de Janeiro

Pela primeira vez no Brasil, a Annabra – Associação Nanismo Brasil promoveu o Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas

CONSCIENTIZAÇÃO: Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas acontece no Rio de Janeiro

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Pela primeira vez no Brasil, a Annabra – Associação Nanismo Brasil promoveu o Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas, realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de julho de 2025. 
 
Com a participação de especialistas do Brasil, Argentina, Chile, México, Portugal, Rússia, Espanha e Itália, o evento oportunizou a discussão ampla sobre tratamentos, pesquisas e resultados voltados para as displasias esqueléticas, incluindo o VOXZOGO™ (Vosoritida), único medicamento aprovado para o tratamento da Acondroplasia (tipo mais comum de nanismo) em pacientes a partir de 6 meses de idade. 
 
Também foram abordados temas como neurocirurgia e suas implicações, técnicas de alongamento ósseo, acessibilidade para práticas esportivas, direitos da pessoa com nanismo, bullying e capacitismo, inclusão e acessibilidade conforme a CLT, entre outros. 
 
O congresso contou com a presença de pessoas com variados tipos de nanismo, seus familiares e apoiadores da causa. Tal interação é de suma importância para a troca de experiências, principalmente entre crianças e adolescentes, que tiveram um momento especial através de uma roda de conversa com tópicos sobre empatia, respeito e inclusão, onde puderam compartilhar suas vivências e desafios encontrados. 
 
O estado de Rondônia também teve participação neste grande evento, com famílias da capital de Porto Velho e Cacoal.  A professora Edilaine Marinho, delegada da ANNABRA e mãe de uma menina com acondroplasia, participou do congresso e destaca a importância da busca por conhecimento:
 
“Precisamos ressaltar que o nanismo não se resume em baixa estatura. O conhecimento e a união são fundamentais para que possamos proporcionar melhores condições de vida e tratamentos adequados. É importante desmistificar o nanismo retratado em uma cultura de ridicularização, intensificando assim o respeito e direito de estar em todos os espaços”. 
 
Para a Annabra, além das importantes trocas científicas e institucionais, o Congresso também serviu de berço para novos projetos e parcerias que devem ganhar corpo já no segundo semestre. O evento reafirmou o papel da Entidade como ponte entre associações, profissionais de saúde, gestores públicos, pesquisadores, ativistas e famílias.
 
O evento contou com o patrocínio oficial da BioMarin Pharmaceutical, empresa global de biotecnologia responsável pelo desenvolvimento do VOXZOGO™. As palestras foram transmitidas ao vivo através do Canal do YouTube  @annabrananismo,  oportunizando  maior  acesso  aos temas abordados. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Annabra, www.annabra.com.br 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS