O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, encontrou seis mensagens diferentes que estão sendo usadas para roubar dados e instalar programas maliciosos no celular
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um novo golpe está circulando entre os usuários do WhatsApp. Um falso link do Nubank oferece cartões de crédito para novos clientes. Cerca de 1 milhão de pessoas foram vítimas nos últimos 30 dias.
O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, encontrou seis mensagens diferentes que estão sendo usadas para roubar dados e instalar programas maliciosos no celular.
Estratégia do golpe
A estratégia usada pelos golpistas segue sempre o mesmo padrão. Uma promoção falsa é criada ou um brinde de alto valor é oferecido para atrair a atenção. Em seguida, a pessoa deve responder a um questionário e compartilhar o conteúdo com um determinado número de contatos para receber o prêmio.
Objetivo é roubar dados
O objetivo desse tipo de ação é roubar dados pessoais ou criar uma vulnerabilidade para instalar vírus. “É muito importante se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
“Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse”, afirma o Nubank. A empresa alerta que nunca pede o envio de documentos ou de informações sensíveis por e-mail e orienta a reportar possíveis casos de golpe.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!