O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado de Rondônia SINPEF/RO, realizou Assembléia Geral Extraordinária, às 17 horas do dia 08/12/2008, e ratificou pauta aprovada pelo Conselho de Representantes da FENAPEF, em AGE na Cidade de Porto Alegre/RS, no período de 25 a 28/12/2008, onde foi aprovada a paralisação por 24 horas, no dia 10/12/2008. Outrossim, esclareço que os motivos da paralisação são: CARREIRA e NÃO À PEC 549.
1- Por que NÃO À PEC 549:
Elitista, separatista. Privilegia um segmento dentro das instituições policiais. A solução remuneratória das polícias passa por um trabalho que alcance a todos os policiais.
2- CARREIRA
A) Valorizar o mérito: O policial deve crescer na carreira de acordo com seus méritos, especializando-se e preparando-se para ocupar postos de comando.
B) Comando com experiência: Só chegarão ao comando aqueles policiais experientes e que se prepararam para ocupação desses cargos.
C) Desburocratização das policias: A polícia tem que ser investigativa e não cartorial como são as polícias judiciárias no Brasil
D) Valorização da ciência Policial: A missão da polícia judiciária é investigar, para tanto, há a necessidade de aperfeiçoamento do policial com técnicas inspiradas em uma ciência voltada para a atividade policial. No Brasil, a Polícia judiciária se inspira no direito, no bacharelismo jurídico. Curso esse que não colabora em nada com a atividade fim da Polícia.
E) Atribuições compatíveis com o nível de escolaridade exigido para o ingresso. Convicto de contarmos com Vosso inestimável apoio, subscrevemos.
Contudo, os policiais federais irão paralisar suas atividades no dia 10/12/2008 devendo manter funcionando apenas os serviços essenciais, plantão interno e requisição judicial.