PRÉDIO DO RELÓGIO: Monumento carrega história de Porto Velho

Apesar de septuagenário, edifício foi preservado e hoje é palco para Joelma

PRÉDIO DO RELÓGIO: Monumento carrega história de Porto Velho

Foto: Prefeitura de Porto Velho / Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
 
Porto Velho, capital de Rondônia, comemora 111 anos nesta quinta-feira (2). Rondoniaovivo destaca parte da história de um dos principais monumentos da cidade: o Prédio do Relógio. Vez centro controlador da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, agora edifício central da Prefeitura, o local abriga vitrais que contam a história porto-velhense - e hoje será utilizado para abrigar o show de Joelma.
 
Confira a programação do aniversário de Porto Velho clicando no 'Saiba Mais'. 
 

 
Localizado no encontro das avenidas Sete de Setembro e Farquar, o Edifício da Administração da Estrada de Ferro - mais conhecido como Prédio do Relógio - é um lembrete da riqueza histórica do município de Porto Velho (RO).
 
A edificação foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 1950, e hoje abriga a Prefeitura de Porto Velho. Entretanto, na época de sua idealização, o prédio funcionava como a sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
 
Foto: IBGE / Reprodução
 
O prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Armando Costa e construído durante a gestão do então governador Joaquim de Araújo Lima. Do lado de fora, o edifício se assemelha a uma locomotiva. 
 
Na entrada principal estão à mostra vitrôs, que representam os ciclos econômicos da região. A linha férrea, o Rio Madeira e a flora da Amazônia são alguns dos assuntos apresentados nos vidros coloridos do prédio.  
 
Foto: Prefeitura de Porto Velho / SECOM / Reprodução
 
O nome ‘Prédio do Relógio’ é na verdade um apelido, batizado pela população portovelhense, justamente por conta do relógio instalado na torre mais alta do edifício. O maquinário é da marca francesa Jacques Perret, e era ligado a um sino que tocava a cada quinze minutos, e servia como referencial de tempo para os cidadãos do município.
 
Apesar de ter mais de 70 anos, a estrutura original do prédio foi totalmente preservada. A edificação foi reformada pela gestão municipal em 2019 para receber os gabinetes do prefeito. 
 
Foto: IBGE / Reprodução
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS