QUELÔNIOS: Tartarugas-da-Amazônia desovam em um dos maiores berçários naturais

Programa de conservação alia ciência, proteção ambiental e o protagonismo de comunidades amazônicas

QUELÔNIOS: Tartarugas-da-Amazônia desovam em um dos maiores berçários naturais

Foto: Jéssica Santana / Norte Energia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
O Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, no Médio Xingu (PA), vive mais um ciclo de desova das tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús. Entre agosto e dezembro, milhares de fêmeas depositam seus ovos nas praias do Xingu, formando um dos maiores berçários naturais de quelônios da América do Sul. Os nascimentos vão de outubro a janeiro.
 
As ações fazem parte do Programa de Conservação e Manejo de Quelônios, realizado há 14 anos pela Norte Energia e parceiros, com monitoramento de ninhos, proteção das áreas e educação ambiental. No último ciclo, mais de 308 mil filhotes foram soltos, somando mais de 6,5 milhões desde o início do programa. Em 2025, já foram registrados mais de 4 mil ninhos.
 
Segundo especialistas, o sucesso depende do trabalho técnico aliado ao conhecimento das comunidades ribeirinhas. O programa já recebeu cerca de R$ 26 milhões em investimentos e destaca a importância dos quelônios para o equilíbrio ecológico e cultural da região.
 
Criado em 2016, o Revis Tabuleiro do Embaubal tem 4.033 hectares e protege espécies ameaçadas em uma área de grande beleza natural. O Projeto Tartarugas-do-Xingu, iniciado em 2018, reforça o esforço de conservação e já devolveu cerca de 100 mil filhotes ao rio.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS