REFERÊNCIA NACIONAL: Rondônia alcança índice recorde de esclarecimento de Homicídios com 92%

O relatório do Instituto Sou da Paz indica que a média nacional de esclarecimento é de apenas 36%. Rondônia e o Distrito Federal lideram

REFERÊNCIA NACIONAL: Rondônia alcança índice recorde de esclarecimento de Homicídios com 92%

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Rondônia alcança índice recorde de esclarecimento de Homicídios com 92% dos casos solucionados e se torna referência nacional em investigações
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondônia supera seu próprio recorde e atinge o segundo melhor índice nacional, segundo o Instituto Sou da Paz.
 
Rondônia voltou a se destacar nacionalmente pela eficiência na investigação de homicídios.
 
De acordo com o relatório “Onde mora a impunidade? — Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios (2025)”, elaborado pelo Instituto Sou da Paz, o Estado alcançou 92% de esclarecimento dos homicídios ocorridos no período pesquisado, conquistando o 2º lugar no ranking nacional, atrás apenas do Distrito Federal (96%). O resultado representa um salto histórico de eficiência. O avanço coloca o Estado de Rondônia entre os que mais evoluíram no país em qualidade investigativa e resolutividade de crimes contra a vida.
 
 
Panorama nacional
 
O relatório do Instituto Sou da Paz indica que a média nacional de esclarecimento é de apenas 36%. Rondônia e o Distrito Federal lideram o ranking, seguidos por Paraná (72%) e Mato Grosso (71%) Na outra ponta, estados como Bahia (13%), Rio de Janeiro (23%) e Piauí (23%) aparecem com os piores índices.
 
 
Rondônia: modelo nacional de investigação de homicídios
 
O resultado representa o maior índice da história de Rondônia desde que o levantamento foi criado, superando inclusive o desempenho de 2019, quando o Estado atingiu 90% de elucidação e ficou em 1º lugar nacional. 
 
“Esse resultado é fruto direto da dedicação das nossas equipes, que hoje atuam com integração total entre delegacias, SEVICs e perícia técnica, priorizando investigações céleres e baseadas em provas sólidas. E o trabalho tende a avançar ainda mais com a reestruturação da antiga Divisão de Homicídios, que se tornou o novo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Não é fácil chegar entre os três melhores do Brasil — e ainda assim conseguir subir o índice de esclarecimeno é uma conquista imensa. Rondônia mostra que é possível unir técnica, comprometimento e resultado”, destacou a delegada Leisaloma Carvalho, diretora do DHPP.
 
O relatório, que avalia dados dos estados e do Distrito Federal, considera esclarecido o homicídio em que ao menos um autor é identificado e denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime. 
 
Com 92% de elucidação, Rondônia se consolidou como referência nacional em investigação qualificada, superando médias de estados com maior estrutura e orçamento.
 
O desempenho é resultado de uma gestão integrada entre Polícia Civil, Politec e Ministério Público, somada à padronização dos procedimentos investigativos, uso de inteligência analítica e fortalecimento dos Serviços de Investigação e Captura (SEVICs)
 
“Cada caso solucionado representa justiça, respeito à vida e confiança na atuação da Polícia Civil. É o resultado do trabalho técnico, da entrega diária e do compromisso das nossas equipes com a verdade”, afirmou a diretora do DHPP.
 
 
Compromisso com a vida e com a verdade
 
Com 92% dos homicídios esclarecidos, Rondônia reafirma sua posição de destaque e credibilidade no cenário nacional. O resultado é reflexo do trabalho técnico e incansável dos servidores do DHPP, que seguem transformando investigação em justiça e estatística em confiança.
 
“Quando o Estado dá resposta à morte de um cidadão, ele afirma o valor da vida. Rondônia tem orgulho de ser exemplo de que a impunidade pode, sim, ser enfrentada com técnica, dedicação e propósito”, concluiu a delegada Leisaloma Carvalho.
 
DHPP — Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa
Polícia Civil do Estado de Rondônia
Compromisso com a verdade. Respeito à vida. Justiça para todos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS