AÇÃO: PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

Documentos para comprovar origem da carga não foram apresentados

AÇÃO: PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

Foto: PF

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A Polícia Federal prendeu, na madrugada desta terça-feira (22/7), duas pessoas por envolvimento com o transporte ilegal de madeira, em ações distintas realizadas nos municípios de Espigão do Oeste/RO e Porto Velho, no âmbito da Operação Sentinelas da Amazônia.
 
A primeira prisão ocorreu em Espigão do Oeste, durante fiscalização de rotina na via de acesso à Terra Indígena Roosevelt e ao Parque Aripuanã. A equipe policial abordou um caminhão carregado com toras de madeira, sem placas ou qualquer outro sinal de identificação.
 
Durante a busca veicular, os policiais encontraram um rádio comunicador em funcionamento, acoplado a uma antena — equipamento comumente utilizado em esquemas de transporte ilegal de madeira extraída de Terras Indígenas. Diante dos indícios, o condutor o condutor foi preso.
 
 
A segunda prisão foi realizada em Porto Velho. A equipe policial visualizou uma carga de aproximadamente 600 pranchas de madeira sendo transportadas sem qualquer documentação que comprovasse a origem legal do material, tampouco a apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para o transporte de produtos florestais de origem nativa, conforme a legislação ambiental vigente.
 
A Operação Sentinelas da Amazônia integra um conjunto de ações estratégicas da Polícia Federal voltadas ao combate de crimes ambientais na Amazônia Legal. A operação tem como foco principal a repressão qualificada ao desmatamento ilegal, à grilagem de terras públicas, à exploração predatória de recursos naturais e à ocorrência de incêndios criminosos, especialmente durante o período de estiagem.
 
As ações contam com o uso de inteligência, sensoriamento remoto, patrulhamento terrestre e cooperação com órgãos ambientais para proteger os biomas e responsabilizar criminalmente os autores de danos ao meio ambiente.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS