A poluição sonora produzida por veículos tem sido combatida pela Polícia Militar Ambiental em todo o Estado de Rondônia. Na noite do último sábado o alvo foi a região central de Porto Velho, no Auto Posto Tetra Campeão, localizado na avenida Pinheiro Machado com Tenreiro Aranha. Tradicional ponto de lazer, o local é bombardeado por pessoas que investiram alto para fazer de seus carros uma verdadeira boate ambulante.
Atendendo determinação do Ministério Público, a Polícia Ambiental esteve no local e constatou a irregularidade, com utilização do decibelímetro, que mede o volume do som, sendo apreendidos três veículos e quatro pessoas conduzidas a Central de Polícia, inclusive o proprietário do posto, por autorizar o estacionamento no local, de carros com o som no último volume, concorrendo para o crime ambiental.
De acordo com o comandante da operação, sargento Júlio Lima da Silva, no local havia mais veículos cometendo a mesma infração, não sendo possível a apreensão dos mesmos, por falta de efetivo. “Porém, as placas foram relacionadas, cabendo agora a notificação por meio da Polícia Civil”, ressaltou o sargento Júlio, informando que a ordem do comando é que essas operações continuem, visando assim, a tranqüilidade dos moradores das redondezas, que fizeram várias denúncias ao Ministério Público, por perturbação de sossego.
O resultado foi uma média de 86,18 decibéis no local, medido na distância de sete metros dos veículos, estando 2,18 acima do permitido por Lei.
A punição para quem é pego produzindo muito ruído é amarga. Somente a multa é de R$ 5 mil para cada veículo e R$ 300.000,00 para o proprietário do estabelecimento. Além disso, o dono do veículo ainda vai responder na Justiça pelo crime de poluição sonora. “A intenção do Ministério Público e da Polícia Ambiental não é impedir que a música seja ouvida nos carros, mas que ela não se transforme em poluição sonora”, esclarece o comandante do Batalhão Ambiental, major Josenildo Nascimento.